Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCordeiro, Andrea Bezerra, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorWotroba, Pamela Cristina Xavier de Camargopt_BR
dc.date.accessioned2025-04-03T21:38:43Z
dc.date.available2025-04-03T21:38:43Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95774
dc.descriptionOrientador: Profª Drª Andréa Bezerra Cordeiropt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : ducação em um âmbito fora dos muros das escolas, faz com que a dinâmica e a didática para tal prática sejam diferenciadas. Curitiba se propõe a ser uma cidade educadora, utilizando dos equipamentos da cidade como fonte de educação e conhecimento, bem como faz uso de um planejamento voltado a organização da cidade para tal fim. Assim a capital paranaense criou o Programa Linhas do Conhecimento para auxiliar as professoras e unidades escolares nesse processo de aprendizagem de maneira não tradicional. Entendendo essas questões o presente trabalho teve como objetivo geral, por meio de uma revisão bibliográfica e netnografica, realizado no ano de 2023, compreender a potencialidade das aulas de campo (passeios escolares/ turismo pedagógico) na formação cidadã das crianças que compõe as unidades na cidade de Curitiba. E como objetivos específicos compreender o sentido da ideia de cidade educadora; dialogando com a ideia das aulas de campos, conhecidas como passeios escolares, como potencializadoras de aprendizagem da autonomia e na apropriação do entorno, bem como analisar através do programa linhas do conhecimento as possiblidades oferecidas as escolas, verificando se a cidade está preparada para as crianças. Analisando o programa e verificando o que é colocado a disposição da comunidade no site, não se pode concluir se há ou não potencialidades das aulas de campos, uma vez que não existe um espaço para inserir a documentação pedagógica feita pelas unidades participantes, há apenas algumas notícias pontuaispt_BR
dc.description.abstractAbstract : Thinking about education in a context outside the walls of schools makes the dynamics and didactics for such practice different. Curitiba aims to be an educating city, using the city's equipment as a source of education and knowledge, as well as using planning aimed at organizing the city for this purpose. Thus, the capital of Paraná created the Linhas do Conhecimento Program to assist teachers and school units in this learning process in a non-traditional way. Understanding these issues, the present work had as its general objective, through a bibliographic and netnographic review, carried out in the year 2023, to understand the potential of field classes (school trips/pedagogical tourism) in the citizenship training of children who make up the units in the city of Curitiba. And as specific objectives, understand the meaning of the idea of an educating city; dialoguing with the idea of field classes, known as school trips, as enhancers of learning autonomy and appropriation of the surroundings, as well as analyzing through the Linhas do Conhecimento Program the possibilities offered to schools, checking whether the city is prepared for children. Analyzing the program and checking what is made available to the community on the website, it is not possible to conclude whether there is potential for field classes, since there is no space to insert the pedagogical documentation made by the participating units, there is only some news punctualpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectHistória localpt_BR
dc.subjectAprendizagem - Processospt_BR
dc.subjectCidade Educadora (Projeto)pt_BR
dc.titlePasseios pedagógios e educação pela cidade de Curitiba : uma análise do Programa Linhas do Conhecimentopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples