A garantia do direito à educação e os desafios para o enfrentamento do fracasso escolar no Brasil : uma análise do SAEB 2019
Resumo
Resumo : A presente pesquisa aborda o tema do fracasso escolar a partir dos estudos que relacionam e responsabilizam os fatores intra e extraescolares insucesso escolar. O trabalho recorre à conceituação dos fatores intraescolares e extraescolares a partir de autores como Sampaio e Oliveira (2015) Patto (1999) e Arroyo (1992), compreendendo o fracasso escolar como produto do das desigualdades no sistema escolares e socioeconômicas. Ancorando-se numa metodologia qualitativa, foi realizado o tratamento e análise dos dados coletados no Questionário do Aluno 2019 do Saeb disponibilizados pelo pelo INEP. A partir dos dados, optou-se por realizar a investigação com os estudantes do 9º ano do EF da rede pública no ano de 2019, por ser anterior ao período da pandemia de COVID-19 que agravou as desigualdades educacionais. As análises dos dados indicam as relações entre as desigualdades intraescolares e extraescolares na produção e reprodução do baixo desempenho escolar. Foi possível identificar também que essas desigualdades são cumulativas e se entrecruzam, evidenciando a necessidade de compreender os mecanismos de seleção e exclusão dos estudantes pelo sistema escolar e as desigualdades para além dos muros da escola Abstract : This research addresses the topic of school failure based on studies that relate and blame intra- and extra-school factors for school failure. The work uses the conceptualization of intra-school and extra-school factors from authors such as Sampaio and Oliveira (2015) Patto (1999) and Arroyo (1992), understanding school failure as a product of inequalities in the school and socioeconomic system. Based on a qualitative methodology, the data collected in the 2019 Student Questionnaire made available by Saeb was processed and analyzed. Based on the data, it was decided to carry out the investigation with 9th year PE students from the public school system in 2019, as it was before the period of the COVID-19 pandemic that worsened educational inequalities. Data analyzes indicate the relationships between intra-school and extra-school inequalities in the production and reproduction of low school performance. It was also possible to identify that these inequalities are cumulative and intertwine, highlighting the need to understand the mechanisms of selection and exclusion of students by the school system and the inequalities beyond the school walls
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- Pedagogia [606]