Literatura para bebês : uma pesquisa de campo
Resumo
Resumo : O presente trabalho tem por objetivo compreender a importância e as vantagens da exposição precoce da literatura desde o início da escolarização. Contribuir com o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos bebês e das crianças pequenas. O estudo parte das seguintes problemáticas: Literatura para bebês: por que é importante começar tão cedo? De que forma a presença precoce da leitura literária na primeiríssima infância contribui para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças? Na escola, como aproximar as crianças da literatura, do livro e transformá-las em leitoras? Para responder a estas questões, foi realizado um estudo de caso qualitativo numa escola particular de Curitiba, em turma de berçário II (crianças com idade entre 15 meses e 26 meses), com o intuito de observar, registrar e contribuir com as práticas pedagógicas realizadas pela professora envolvendo a leitura ou contação de histórias Abstract : The present work aims to understand the importance and advantages of early exposure to literature from the beginning of schooling. Contribute to the cognitive and socio-emotional development of babies and young children. The study is based on the following issues: Literature for babies: why is it important to start so early? How does the early presence of literary reading in early childhood contribute to children's cognitive and socio-emotional development? At school, how can we bring children closer to literature and books and turn them into readers? To answer these questions, a qualitative case study was carried out in a private school in Curitiba, in nursery II class (children aged between 15 months and 26 months), with the aim of observing, recording and contributing to the pedagogical practices carried out. by the teacher involving reading or storytelling
Collections
- Pedagogia [616]