dc.contributor.advisor | Moro, Catarina de Souza, 1966- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Iachenski, Lorena Maria | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-03T18:56:48Z | |
dc.date.available | 2025-04-03T18:56:48Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/95766 | |
dc.description | Orientador: Prof.ª Dr.ª Catarina Moro | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente Trabalho de Conclusão de Curso centrou sua investigação no direito das crianças à participação e na criação de condições que possibilitam que esse direito se concretize nos contextos educacionais, ancorando-se na Sociologia da Infância a partir de autores como Corsaro (2011; 2015) e Sarmento (1997; 2008; 2009; 2013) e nas pedagogias participativas, com suporte em autores como Edwards, Forman e Gandini (2015), Fochi (2013; 2019; 2020) e Oliveira-Formosinho (2007; 2019). A partir do subsídio teórico, localizou-se a participação como o acolhimento às especificidades das crianças na tomada de decisões e o reposicionamento do adulto e da criança nas relações educativas como condição fundamental. A partir disso, foi realizada uma pesquisa qualitativa com a equipe do Departamento de Educação Infantil do município de São José dos Pinhais e com três professoras de dois CMEI"s que atuam com a faixa etária de 4-5 anos. A metodologia utilizada foi a entrevista semiestruturada e teve como objetivo principal: identificar possibilidades que evidenciam a centralidade da criança nas relações educativas na rede pública municipal. As análises dos dados apontam que o caminho construído na educação infantil do município é permeado por obstáculos e potencialidades: foi possível identificar momentos em que a participação das crianças se concretiza a partir do acolhimento do adulto aos seus interesses e pontos de vistas. Ao mesmo tempo, também foram identificadas situações nas quais a ideia de participação estava centrada nos adultos e submetida à sua autorização. O trabalho pôde reforçar, dessa forma, que a busca por práticas que acolham a participação das crianças exige do adulto reflexão constante de suas práticas e posturas para que seja possível dar centralidade às crianças nas relações educativas | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Direitos das crianças | pt_BR |
dc.subject | Educação - São José dos Pinhais (PR) | pt_BR |
dc.title | O lugar da criança nas relações educativas : em busca de uma aboradagem participativa nos CMEIS do município de São José dos Pinhais | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |