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dc.contributor.advisorMoro, Catarina de Souza, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorIachenski, Lorena Mariapt_BR
dc.date.accessioned2025-04-03T18:56:48Z
dc.date.available2025-04-03T18:56:48Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95766
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Catarina Moropt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente Trabalho de Conclusão de Curso centrou sua investigação no direito das crianças à participação e na criação de condições que possibilitam que esse direito se concretize nos contextos educacionais, ancorando-se na Sociologia da Infância a partir de autores como Corsaro (2011; 2015) e Sarmento (1997; 2008; 2009; 2013) e nas pedagogias participativas, com suporte em autores como Edwards, Forman e Gandini (2015), Fochi (2013; 2019; 2020) e Oliveira-Formosinho (2007; 2019). A partir do subsídio teórico, localizou-se a participação como o acolhimento às especificidades das crianças na tomada de decisões e o reposicionamento do adulto e da criança nas relações educativas como condição fundamental. A partir disso, foi realizada uma pesquisa qualitativa com a equipe do Departamento de Educação Infantil do município de São José dos Pinhais e com três professoras de dois CMEI"s que atuam com a faixa etária de 4-5 anos. A metodologia utilizada foi a entrevista semiestruturada e teve como objetivo principal: identificar possibilidades que evidenciam a centralidade da criança nas relações educativas na rede pública municipal. As análises dos dados apontam que o caminho construído na educação infantil do município é permeado por obstáculos e potencialidades: foi possível identificar momentos em que a participação das crianças se concretiza a partir do acolhimento do adulto aos seus interesses e pontos de vistas. Ao mesmo tempo, também foram identificadas situações nas quais a ideia de participação estava centrada nos adultos e submetida à sua autorização. O trabalho pôde reforçar, dessa forma, que a busca por práticas que acolham a participação das crianças exige do adulto reflexão constante de suas práticas e posturas para que seja possível dar centralidade às crianças nas relações educativaspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDireitos das criançaspt_BR
dc.subjectEducação - São José dos Pinhais (PR)pt_BR
dc.titleO lugar da criança nas relações educativas : em busca de uma aboradagem participativa nos CMEIS do município de São José dos Pinhaispt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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