• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A felicidade sob a visão das crianças : narrativas na educação infantil

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    RM_LARISSA_FERREIRA_LIANA_TRABULCI.pdf (1.126Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Ferreira, Larissa Cristhina de Oliveira
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Fundamentada na contribuição dos Estudos Sociais da Infância, o presente trabalho apresenta um estudo sobre as ideias das crianças sobre a felicidade. Participaram desta pesquisa oito crianças entre cinco e seis anos de idade de uma escola particular de Curitiba. O objetivo desta pesquisa é compreender a visão das crianças sobre a felicidade a partir de suas próprias narrativas. Partimos de uma revisão bibliográfica sobre a felicidade, a história da infância e da concepção de criança ao longo do tempo, focando no protagonismo infantil. Através da escuta das crianças, que ocorreu por meio de rodas de conversa e produção de desenhos, buscamos conhecer o significado que elas atribuem à felicidade. A partir da análise de conteúdo das respostas, identificamos três categorias temáticas que contribuem para a felicidade das crianças: as relações de afeto, o contato com a natureza e as experiências, ou momentos de lazer. Verificamos que esses fatores, além de contribuírem para o seu desenvolvimento saudável e facilitarem os processos de aprendizagem, assumem um papel importante na percepção da felicidade pelas crianças. Esses resultados poderão contribuir para pesquisas futuras sobre o tema, além de permitir que, através deles, instituições de Educação Infantil possam implementar práticas que promovam o bem-estar das crianças a partir de suas próprias contribuições
     
    Abstract : Grounded on the contribution of Childhood Social Studies, this paper presents a study about happiness in childhood. Eight kids between five and six years old from a private school in Curitiba took part in this research. The aim of this research is to understand children’s point of view on happiness from their own narratives. We started from a bibliographic review on happiness, childhood and child conception’s history through time, focusing on childhood protagonism. By listening to the children, through conversation circles and drawings, we sought to get to know the meaning they ascribe to happiness. From content analysis of the answers, we identified three thematic categories that contribute to children’s happiness: affective relationships, contact with nature, and experiences, or leisure time. We noticed that these factors, besides contributing to healthy development and facilitating learning processes, take on an important part in children’s perception of happiness. These results can contribute to future research on the subject, as well as allowing that through them, Early Childhood Education institutions can implement practices that promote children’s well being from their own contributions
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/95765
    Collections
    • Pedagogia [606]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV