Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAbrahão, Sérgio Robertopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.creatorCarvalho, Michelle Cristinapt_BR
dc.date.accessioned2025-04-03T18:12:20Z
dc.date.available2025-04-03T18:12:20Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95742
dc.descriptionOrientador: Sergio R. Abrahãopt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Educação física - Bachareladopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente estudo pretende explorar, através da revisão da literatura nacional e estrangeira, o mundo do montanhismo, suas definições, sua história e suas diversas modalidades, que ao longo do tempo foram surgindo. Posteriormente, a pesquisa focará em uma única modalidade, o Boulder. Quanto a este recorte, serão abordados assuntos pertinentes à própria modalidade, tais como materiais e equipamentos para sua prática e os benefícios oferecidos ao praticante; assuntos pertinentes à Educação Física, como o potencial que a mesma apresenta como um instrumento pedagógico em contraste com os saturados "esportes tradicionais"; também será discutida a relevância que o Boulder tem com a formação profissional dos professores de Educação Física. Com o intuito de contribuição para o meio, o estudo apresenta um projeto de implantação de muro de Boulder dentro do Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal do Paraná. Por ser um esporte que trabalha com o corpo e com a mente em simultâneo, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e coletivo do indivíduo, tomando conhecimento da sua influência no meio em que vive, a modalidade em questão é de grande valia para a formação pessoal e profissional do futuro professor de Educação Física como também aos seus futuros alunos, que se beneficiarão dos conhecimentos adquiridos por ele ao longo da sua trajetória acadêmicapt_BR
dc.description.abstractAbstract : This study intends to explore, through the review of national and foreign literature, the world of mountaineering, its definitions, history and several modalities, which have arisen, throughout the years. Next, the research will focus on a specific modality of climbing: Bouldering. In this excerpt, subjects that are pertinent to this modality will be addressed, such as materials and equipment for its practice and the benefits for its practitioners; relevant subjects to Physical Education, such as its potential as a pedagogical tool in comparison to the so-called "traditional sports"; another important topic to be discussed is the relevance that Bouldering has, regarding the professional development of Physical Education teachers. With a focus on the contribution to climbing, this paper presents a project for the construction of a bouldering wall inside the Physical Education Department (PED) of the Federal University of Parana. Since it is a sport that deals with both body and mind simultaneously and contributes to both the individual and collective development of the individual, making him aware of its influence in the environment that surrounds him, this given modality is of great value to the personal and professional formation of the future Physical Education teacher as well as their students, who will benefit from the knowledge acquired throughout their teacher's academic history.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAlpinismopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.titleBolder na UFPR : Escalando uma possibilidadept_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples