• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Educação Física (Curitiba)
    • Bacharelado
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Educação Física (Curitiba)
    • Bacharelado
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Bolder na UFPR : Escalando uma possibilidade

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Michele Cristina Carvalho.pdf (2.888Mb)
    Data
    2014
    Autor
    Carvalho, Michelle Cristina
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente estudo pretende explorar, através da revisão da literatura nacional e estrangeira, o mundo do montanhismo, suas definições, sua história e suas diversas modalidades, que ao longo do tempo foram surgindo. Posteriormente, a pesquisa focará em uma única modalidade, o Boulder. Quanto a este recorte, serão abordados assuntos pertinentes à própria modalidade, tais como materiais e equipamentos para sua prática e os benefícios oferecidos ao praticante; assuntos pertinentes à Educação Física, como o potencial que a mesma apresenta como um instrumento pedagógico em contraste com os saturados "esportes tradicionais"; também será discutida a relevância que o Boulder tem com a formação profissional dos professores de Educação Física. Com o intuito de contribuição para o meio, o estudo apresenta um projeto de implantação de muro de Boulder dentro do Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal do Paraná. Por ser um esporte que trabalha com o corpo e com a mente em simultâneo, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e coletivo do indivíduo, tomando conhecimento da sua influência no meio em que vive, a modalidade em questão é de grande valia para a formação pessoal e profissional do futuro professor de Educação Física como também aos seus futuros alunos, que se beneficiarão dos conhecimentos adquiridos por ele ao longo da sua trajetória acadêmica
     
    Abstract : This study intends to explore, through the review of national and foreign literature, the world of mountaineering, its definitions, history and several modalities, which have arisen, throughout the years. Next, the research will focus on a specific modality of climbing: Bouldering. In this excerpt, subjects that are pertinent to this modality will be addressed, such as materials and equipment for its practice and the benefits for its practitioners; relevant subjects to Physical Education, such as its potential as a pedagogical tool in comparison to the so-called "traditional sports"; another important topic to be discussed is the relevance that Bouldering has, regarding the professional development of Physical Education teachers. With a focus on the contribution to climbing, this paper presents a project for the construction of a bouldering wall inside the Physical Education Department (PED) of the Federal University of Parana. Since it is a sport that deals with both body and mind simultaneously and contributes to both the individual and collective development of the individual, making him aware of its influence in the environment that surrounds him, this given modality is of great value to the personal and professional formation of the future Physical Education teacher as well as their students, who will benefit from the knowledge acquired throughout their teacher's academic history.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/95742
    Collections
    • Bacharelado [288]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV