Filosofia na infância como mediadora no processo de alfabetização e letramento : análise em escola de Curitiba
Resumo
Resumo : A prática da Filosofia na Infância, conforme abordada por Lipman, Sharp et al (2001), revela-se como um instrumento valioso para o desenvolvimento cognitivo das crianças. O presente trabalho explora como a iniciação filosófica impacta no processo de aprendizagem, especialmente no processo de alfabetização e letramento, de dez estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Curitiba, participantes do Projeto de Extensão "Filosofia na Infância: Diálogos entre Filosofia e Literatura Infantil", promovido pelo setor de educação da Universidade Federal do Paraná. Desta forma, o presente trabalho consiste em um estudo de caso. Para tanto, foi desenvolvida uma análise, realizada por meio da averiguação de documentos pedagógicos e registros escolares produzidos pelas crianças, que visa investigar o desenvolvimento deste grupo ao longo da aplicação do projeto. O estudo parte da premissa de que a Filosofia na Infância proporciona um ambiente propício para o exercício do pensamento excelente, caracterizado pela capacidade crítica, criativa e cuidadosa, e que, para além da formação intelectual, desenvolve autonomia e habilidades éticas. O panorama do sistema educacional brasileiro atual não menciona a Filosofia enquanto disciplina nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Entretanto, a Base Nacional Comum Curricular possui afinidades fundamentais com os princípios de uma educação filosófica, contidos nas disciplinas de Língua Portuguesa, História e Ensino Religioso, mas que não se faz suficiente para atender plenamente a demanda para uma educação crítica e reflexiva. Esta pesquisa indica a relevância da experimentação filosófica para crianças, bem como a promoção de uma educação significativa e que contribui para a potencialização do processo de ensino e aprendizagem na educação básica Abstract : The practice of Philosophy in Childhood, as approached by Lipman, Sharp et al (2001), proves to be a valuable tool for children's cognitive development. This study explores how philosophical initiation impacts the learning process, especially in literacy and literacy skills, for ten students in the 3rd year of Elementary School at a municipal school in Curitiba. They are participants in the Extension Project "Philosophy in Childhood: Dialogues between Philosophy and Children's Literature," promoted by the education sector of the Federal University of Paraná. Thus, this work constitutes a case study. An analysis was conducted through the examination of pedagogical documents and school records produced by the children, aiming to investigate the development of this group throughout the project's implementation. The study operates on the premise that Philosophy in Childhood provides a conducive environment for the exercise of excellent thinking, characterized by critical, creative, and careful capacity, which, beyond intellectual formation, fosters autonomy and ethical skills. The current landscape of the Brazilian educational system does not mention Philosophy as a discipline in the early years of Elementary School. However, the National Common Curricular Base has fundamental affinities with the principles of philosophical education, contained in the subjects of Portuguese Language, History, and Religious Education, but it is not sufficient to fully meet the demand for critical and reflective education. This research underscores the relevance of philosophical experimentation for children and promotes a meaningful education that contributes to enhancing the teaching and learning process in basic education
Collections
- Pedagogia [606]