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dc.contributorSilva, Izabel Carolina de Souzapt_BR
dc.contributor.advisorSagatio, Sandra Guimarãespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorVenancio, Amanda Rocha Moreirapt_BR
dc.date.accessioned2025-04-02T21:57:22Z
dc.date.available2025-04-02T21:57:22Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95722
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Sandra Guimarães Sagatiopt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Essa pesquisa tem como objetivo investigar as contribuições dos jogos cooperativos no processo de alfabetização. A análise adota uma abordagem quali-quantitativa, utilizando um questionário como método de coleta de dados para identificar as percepções de duas professoras alfabetizadoras em relação ao uso de jogos cooperativos em suas salas de aula. A Professora 1 atua na rede privada no município de Araucária, na região metropolitana de Curitiba, enquanto a Professora 2 trabalha na rede pública de ensino em Curitiba. O objetivo geral desta investigação é: Compreender e investigar a relevância e particularidades dos jogos utilizados pelos educadores durante o processo de alfabetização dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos são os seguintes: 1) Entrevistar professores da Rede Pública e Privada acerca da utilização dos jogos e brincadeiras em turmas do 1º ano do Ensino Fundamental; 2) Verificar quais os métodos mais utilizados em sala de aulas por professores da pesquisa; 3) Identificar autores e métodos que abrangem a temática; 4) Analisar as percepções dos alunos em relação ao uso ou não uso dos jogos em sala de aula. Todos os objetivos foram minuciosamente analisados para sustentar as conclusões deste trabalho. A revisão de literatura envolveu autores como Alves (2019), Alves (1994), Brotto (1999), Ferreiro (1999), Garcia (1999), Grando; Tarouco (2008), Kishimoto (2003), Lakatos (2010), Menezes (2001), Mortatti (2006), Neto (2011), Oliveira; Bazon (2009), Paim; Bordignon (2017), Rodrigues (2013), Soares (2004) e Vygotsky (1998). Em síntese, a pesquisa conclui que os jogos cooperativos oferecem vários benefícios para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, além de reforçar os aspectos cognitivos das crianças e promover a colaboração. No entanto, observa-se que esses jogos não são amplamente adotados durante o processo de alfabetização e letramento, e há uma lacuna de pesquisa nessa área, que é mais explorada nos campos da Educação Física e Matemáticapt_BR
dc.description.abstractAbstract : The objective of the present research is to investigate contributions of cooperative games in the literacy process. This analysis is presented in the quali-qualitative approach, using quizzes as a database, to identify the perceptions of two literacy teachers, where as the uses of cooperative games inside their classrooms. Teacher 1 works at the private sector at Araucária city, in the metropolitan zone of Curitiba, while Teacher 2 works at the public educational sector in Curitiba. This investigation general objectives are: To comprehend and investigate the relevance and particularity of the games used by the educator in the literacy process of 1° year students in elementary school. The specific objectives are: 1) To interview teachers of both private and public educational sectors regarding the use of games and child's play in groups of 1° year students in elementary school; 2) To verify wich methods are mostly used in class by the research subjectives; 3) To identify authors and methods encompassing the theme; 4) To analyze the students perceptions whereas the use or not use of games in classes. All the objectives were carefully analyzed to sustain this paper's conclusions. The review of literature involves the following authors such as Alves (2019), Alves (1994), Brotto (1999), Ferreiro (1999), Garcia (1999), Grando; Tarouco (2008), Kishimoto (2003), Lakatos (2010), Menezes (2001), Mortatti (2006), Neto (2011), Oliveira; Bazon (2009), Paim; Bordignon (2017), Rodrigues (2013), Soares (2004) e Vygotsky (1998). In resume, this research concludes that cooperative games offers a diversity of benefits on the development of reading and writing abilities, in addition to reinforcing child's cognitive aspects and collaboration. However, it is observed that those games are not widely embraced during the literacy process, and there is a gap of research in this area, wich more extensively explored in Physical Education and fieldspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectJogos cooperativospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleJogos cooperativos : uma abordagem para alfabetizar alunos no 1º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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