Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRoballo, Roberlayne de Oliveira Borges, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorCarvalho, Amanda Tonsept_BR
dc.date.accessioned2025-04-02T21:53:34Z
dc.date.available2025-04-02T21:53:34Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95721
dc.descriptionOrientador: Profª Dra. Roberlayne de Oliveira Borges Roballopt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Esta pesquisa tem como objetivo geral apontar quais foram (e, ainda são) as principais características das propostas curriculares que permeiam a educação infantil no município de Piraquara/PR. O tema se justifica pela sua relevância, uma vez que o currículo na educação infantil, além de ser um instrumento que guia e orienta as práticas pedagógicas, também é reflexo de processos históricos e um campo de disputas políticas. Dessa maneira, compreender sua trajetória, processos de constituição e significados se torna crucial para uma análise aprofundada e crítica do contexto educacional e das relações históricas, de identidade e de poder envolvidas. A fundamentação teórica utilizada nesta pesquisa está baseada em Kramer (1997), Silva (1999) e Moreira e Candau (2007), que abordam concepções do currículo na educação; Akuri, Lima e Castro (2018), Paschoal e Brandão (2015), sobre as legislações e a construção de um currículo específico para a educação infantil no Brasil. A metodologia adotada consiste em uma análise documental. Serão consideradas as propostas curriculares fornecidas pela Secretaria de Educação do município implementadas nos anos de 2004, 2012 e 2020. Como subsídio para as questões de análise será utilizado os estudos de Kramer (1997). Ao analisar os documentos oficiais, identificou-se permanências, mudanças e avanços. Com esta pesquisa conclui-se que não se trata de determinar qual das versões dos currículos é correta ou errada, mas refletir sobre as mudanças ao longo dos anospt_BR
dc.description.abstractAbstract : This research has the general objective of pointing out what were (and still are) the main characteristics of the curricular proposals that permeate early childhood education in the municipality of Piraquara/PR. The choice of this topic is justified by its relevance, since the curricular proposals in Early childhood education are documents guiding pedagogical work in Municipal Early Childhood Education Centers. The curriculum is a document that has objectives, pedagogical practices and different forms of assessment. Furthermore, each curriculum has a history, an objective and an identity, among other aspects. Therefore, each curriculum is unique and always needs to be trained. The theoretical foundation used in this research is based on Kramer (1997), Silva (1999) and Moreira and Candau (2007), which address concepts of the curriculum in education; Akuri, Lima and Castro (2018), Paschoal and Brandão (2015), on legislation and the construction of a specific curriculum for early childhood education in Brazil. The methodology adopted consists of a documentary analysis. The curricular proposals provided by the municipality's Department of Education, broken down in 2004, 2012 and 2020, will be considered. The studies by Kramer (1997) will be used as support for the analysis questions. When analyzing official documents, agreements are permanent, changes and advances. This research concludes that it is not a question of determining whether the versions of the CVs are correct or wrong, but rather reflecting on the changes over the yearspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCurriculo escolarpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCurrículos - Piraquara (PR)pt_BR
dc.titleUma viagem no tempo : historicizando as propostas curriculares da educação infantil no município de Piraquara -PRpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples