Formação de professores, religião e gênero : apontamentos sobre as relações entre ciência e religião construídas por estudantes das licenciaturas da UFPR
Resumo
Resumo : O presente estudo intenta traçar algumas considerações a respeito de como ocorre a intersecção entre docência, religião e gênero por meio da análise das respostas a um questionário aplicado entre 2018 e 2019 aos estudantes das licenciaturas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) na cidade de Curitiba. Objetiva-se aqui delinear o perfil religioso de tais estudantes, assim como averiguar quais são as noções construídas por estes de religiosidade e espiritualidade e verificar o modo como estabelecem a relação entre ciência e religião. Os dados foram analisados a partir do recorte de gênero, com base nos estudos da sociologia e antropologia das religiões. As mulheres demonstraram-se mais engajadas no meio religioso do que os homens, bem como, atribuíram a si um nível maior de religiosidade e espiritualidade se comparado aos estudantes homens. Foi possível verificar também, que entre os estudantes homens e mulheres há inicialmente uma visão semelhante entre as relações entre ciência e religião no ambiente universitário, na qual a maioria percebe uma relação harmoniosa, contudo, ao analisar quais foram as justificativas atribuídas pelos universitários aos seus posicionamentos, o fator gênero e - consequentemente-, o nível de engajamento religioso foram determinantes nas perspectivas assumidas, em que mulheres optaram por uma postura de complementaridade e de sobreposição de saberes, enquanto os homens agiram com maior indiferença Abstract : The present study attempts to outline some observations regarding how the intersection between teaching, religion and gender occurs through the analysis of data collection carried out between 2018 and 2019 with undergraduate students at UFPR in the city of Curitiba. The purpose here is to verify the way in which male and female students establish the relationship between science and religion, through gender, to outline the religious profile of such students, as well as to ascertain what notions they construct of religiosity and spirituality. The investigation took place in a mixed way, by carrying out a dialogue between the data and authors who deal with the anthropology and sociology of religions. Women proved to be more engaged in religion than men, as well as attributing a higher level of religiosity and spirituality to themselves than male students. It was also possible to verify that among male and female students there is initially a similar view of the relationship between science and religion in the university environment, in which the majority perceive a harmonious relationship. However, when analyzing the justifications attributed by university students to their positions, the gender factor and - consequently - the level of religious engagement were determining factors in the perspectives taken, in which women opted for a position of complementarity and overlapping of knowledge, while men acted with greater indifference
Collections
- Pedagogia [606]