• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Análise do livro "A professora da alfabetização" a partir da psicologia cognitiva

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_M_BEATRIZ_PIZZO.pdf (444.4Kb)
    Data
    2023
    Autor
    Pizzo, Beatriz Chagas
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente trabalho buscou analisar criticamente o livro "A Professora da Alfabetização", escrito por Américo Amorim e Matheus Bento, de acordo com a abordagem da Psicologia Cognitiva. Entende-se a alfabetização como parte essencial para a formação do indivíduo, em que a aprendizagem da leitura e da escrita permite o acesso ao conhecimento, a expressão de ideias, a comunicação efetiva e a participação plena na sociedade. Para ler e escrever, a criança precisa relacionar o que vê (grafemas) com os sons da fala (fonemas), para formar palavras, assim como precisa entender a função social do texto que está lendo, habilidade conhecida como letramento. Inicia-se a discussão com uma fundamentação teórica sobre esses conceitos e alguns outros que se mostram importantes no decorrer da narrativa, como tecnologia, consciência fonológica, avaliação e jogos e brincadeiras. Depois, o livro é analisado em dois momentos. Primeiro, os autores são caracterizados: Américo Amorim é doutor em Educação pela Johns Hopkins University e suas pesquisas tem como foco a consciência fonológica e o uso de tecnologias em sala de aula de Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais; e Matheus Bento é escritor que fornece seus serviços como "ghostwriter". Em seguida, apresenta-se os elementos textuais da obra, tais como os personagens (a protagonista Juliana, o antagonista autor de bilhetes misteriosos e outros), o tipo de narrador, que é onisciente, e o tempo e espaço em que a narrativa ocorre. Além disso, é também apresentado de forma breve os eventos da trama, os principais acontecimentos. Na segunda parte da análise, o livro é olhado de maneira crítica frente às alegações de ser uma educação com base em evidências científicas, às práticas de ensino e alfabetização em sala de aula e aos resultados obtidos pela professora protagonista. A conclusão chegada é a de que, apesar de dizer ser guiado por evidências científicas, o livro é claramente a favor da alfabetização a partir da consciência fonológica e do uso das tecnologias em sala de aula, assim como praticado por Américo Amorim e em sua empresa, que também é a editora do livro, Escribo
     
    Abstract : In this study the goal was to critically analyze the book "A Professora da Alfabetização", written by Américo Amorim and Matheus Bento, following the Cognitive Psychology approach. The process of learning how to read and write is crucial to forming the individual and it allows access to knowledge, to means of expression, effective communication and full participation in society. To read and to write, the child needs to relate what they see (grapheme) with the sounds of speech (phoneme) to form words, as well as understand the use of that text in a social context, skill known as literacy. The discussion starts with a theoretical foundation about these concepts and a few others that are important in the development of the narrative, such as technologies, phonological awareness, assessment and games. Afterwards, the book is analyzed in two moments. First, the authors are detailed: Américo Amorim is Doctor of Education at Johns Hopkins University and his research focuses in phonological awareness and the use of technologies in the classroom in Early Childhood; and Matheus Bento is a writer who provides his services as a "ghostwriter". Next, the textual elements of the book are presented, such as characters (the protagonist Juliana, the antagonist author of the notes and others), the type of narrator, which is omniscient, and the time and space in which the narrative takes place. Other than that, the main events of the story are briefly presented. In the second part of the analysis, the book is looked at in a critical view about the allegations of being based in scientific evidences, the teaching and literacy practices presented in the book and the results obtained by the protagonist. The conclusion gotten to is that, even though it says it is guided by scientific evidences, the book is clearly in favor of a child learning how to read and write through phonological awareness and the use of technologies in the classroom, just like practiced by Américo Amorim and his company, that is also the editor of the book, Escribo
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/95716
    Collections
    • Pedagogia [606]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV