Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMinetto, Maria de Fatima Joaquim, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorMachado, Camilapt_BR
dc.date.accessioned2025-04-02T21:30:46Z
dc.date.available2025-04-02T21:30:46Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95715
dc.descriptionOrientador: Maria de Fátima Joaquim Minettopt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do desenvolvimento cuja prevalência vem aumentando nos últimos anos. Com o aumento do número de diagnósticos e a implementação de novas leis que garantem os direitos desses indivíduos, muitos autistas agora chegam à idade adulta com novas oportunidades de experiências. Com base nisso, o presente estudo busca identificar as demandas de adaptações quanto à estrutura física dos diferentes espaços frequentados por essa população a partir de uma pesquisa quantitativa e transversal, com a coleta de dados realizada por meio de um questionário disponibilizado online na plataforma KoboToolBox. Participaram da pesquisa 18 adultos autistas, com idades variando entre 17 e 58 anos, vindos de diferentes contextos profissionais e de escolaridade. Os resultados indicaram que 15 participantes passaram por situações de desconforto com relação à estrutura física dos espaços frequentados, e outros dois afirmaram sentirem desconforto em determinadas situações, mas sem saber dizer o porquê. Os espaços socioeducativos mais frequentados pelos participantes são universidades, frequentadas por 17 dos participantes, shoppings e espaços culturais, ambos frequentados por 14 participantes cada. Os participantes apontaram a necessidade de adaptações no que diz respeito à iluminação, à acústica e ruídos, bem como à aglomeração de pessoaspt_BR
dc.description.abstractAbstract : Autism Spectrum Disorder (ASD) is a developmental disorder that has increased in prevalence over the years. With the boost in the number of diagnoses and the implementation of new laws and regulations guaranteeing the rights of these individuals, numerous autistic people are now reaching adulthood with new opportunities for different experiences. Therefore, this study seeks to identify the demands for adaptations regarding the physical structure of the different environments frequented by this population, through a quantitative and cross-sectional survey, with data collected by a questionnaire made available online on the KoboToolBox platform. Eighteen autistic adults took part in the survey, aged between 17 and 58, coming from different professional and educational backgrounds. Among these, 15 participants claimed to have already experienced discomfort due to the physical structure of the places they visited, and another 2 said they have felt discomfort in certain situations, but couldn’t tell why. The socio-educational spaces most frequented by the participants are universities, attended by 17 of them, shopping malls and cultural spaces, both frequented by 14 participants each. The participants indicated the need for adaptations related to lighting, acoustics and noise, as well as the agglomeration of peoplept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTranstornos do espectro autistapt_BR
dc.subjectProjeto de acessibilidadept_BR
dc.subjectAmbiente educacionalpt_BR
dc.titleAdaptações da estrutura física em ambientes socioeducativos para jovens e adultos autistaspt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples