O bullying no ensino médio e sua relação com com o clima escolar
Resumo
Resumo : A problemática do bullying no âmbito escolar tem sido objeto extensivo de pesquisa no território brasileiro, evidenciando a gravidade de sua incidência e a necessidade de compreender os preditores associados a essa forma de violência, dentre os quais encontra-se o clima escolar. Nesse contexto, o presente estudo propõe investigar o fenômeno do bullying no ensino médio e sua associação com o clima escolar e suas dimensões (relação entre estudantes, relação professor/técnicos estudantes, segurança na escola, respeito à diversidade, clareza de expectativas e justiça de regras). Utilizando dados coletados junto a estudantes de duas instituições públicas do noroeste do estado do Paraná em 2019, totalizando 388 participantes, a pesquisa utilizou o questionário Brazilian Delaware School Climate Survey–Student (Brazilian DSCS-S), adaptando alguns itens para avaliar o clima escolar e o questionário sobre vitimização por bullying e agressão adaptados da pesquisa PENSE do IBGE. O método de análise adotado foi o descritivo e a regressão linear múltipla. Os resultados indicaram predominantemente um clima escolar positivo nas instituições, embora evidências de vitimização por bullying ainda se façam presentes. A análise de regressão identificou uma relação significativa entre as dimensões do clima escolar, especialmente "relação entre estudantes" e "clareza de expectativa", e a ocorrência de bullying. Destaca-se, assim, a importância da promoção de um clima escolar positivo para a construção de relações saudáveis e isentas de violência, enfatizando o desenvolvimento de empatia entre os pares e a clareza nas normas institucionais Abstract : The issue of bullying in the school environment has been the subject of extensive research in the Brazilian territory, highlighting the seriousness of its occurrence and the need to understand *the* predictors associated with this form of violence, including school climate. In this context, the present study proposes to investigate the phenomenon of bullying in high school and its association with school climate and its dimensions (student relationships, teacher/technical student relationships, school safety, respect for diversity, clarity of expectations, and rule justice). Using data collected from students at two public institutions in the northwest of the state of Paraná in 2019, totaling 388 participants, the research employed the Brazilian Delaware School Climate Survey–Student questionnaire (Brazilian DSCS-S), adapting some items to assess school climate, and the bullying and aggression victimization questionnaire adapted from the IBGE PENSE survey. The adopted analysis method was descriptive and multiple linear regression. The results predominantly indicated a positive school climate in the institutions, although evidence of bullying victimization persists. Regression analysis identified a significant relationship between school climate dimensions, especially "student relationships" and "clarity of expectations," and the occurrence of bullying. Thus, the importance of promoting a climate of positive school support for the construction of healthy relationships free from violence, emphasizing the development of empathy among peers and clarity in institutional norms
Collections
- Pedagogia [606]