Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoro, Catarina de Souza, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorRebischke, Cibele Fernandapt_BR
dc.date.accessioned2025-04-02T21:14:19Z
dc.date.available2025-04-02T21:14:19Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95712
dc.descriptionOrientador: Catarina de Souza Moropt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Entende-se a literatura, antes de tudo, como direito. No Brasil, o Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD), modificado recentemente e tendo passado a contemplar obras literárias, se caracteriza como um dos meios para assegurar o direito à literatura para os bebês e crianças bem pequenas nas creches de todo o país. O objetivo do presente trabalho foi analisar algumas obras literárias aprovadas e disponibilizadas pelo PNLD Literário 2022 para Creche, a fim de investigar se, além de ter seu direito assegurado, os bebês e crianças bem pequenas têm acesso à literatura de qualidade. Para a realização desta pesquisa, foi analisado o guia do PNLD com as obras selecionadas para os bebês (0 a 1 ano e 6 meses) e para as crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses). Em seguida, foram selecionadas algumas obras literárias para serem analisadas a partir de critérios de qualidade propostos em Paiva (2016). Além disso, a partir de teóricos como Galvão (2016), Candido (1995), Corsino (2017), Rizzoli (2005) e Baptista (2016), foram exploradas as especificidades da literatura infantil. Os resultados expõem que enquanto há livros de literatura infantil bem elaborados com textos e imagens bem construídas e que valorizam os bebês e as crianças bem pequenas enquanto leitores, foram encontradas também, algumas incoerências em outras obras literárias analisadas. Assim, foi ressaltada a necessidade do compromisso contínuo com a qualidade das obras literárias destinadas aos bebês e crianças bem pequenaspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLivros ilustrados para criançaspt_BR
dc.subjectCrechespt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.titleLiteratura infantil de qualidade para bebês e crianças bem pequenas : uma análise a partir do PNLD literário de 2022 para crechept_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples