dc.contributor.advisor | Moro, Catarina de Souza, 1966- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Rebischke, Cibele Fernanda | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-02T21:14:19Z | |
dc.date.available | 2025-04-02T21:14:19Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/95712 | |
dc.description | Orientador: Catarina de Souza Moro | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Entende-se a literatura, antes de tudo, como direito. No Brasil, o Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD), modificado recentemente e tendo passado a contemplar obras literárias, se caracteriza como um dos meios para assegurar o direito à literatura para os bebês e crianças bem pequenas nas creches de todo o país. O objetivo do presente trabalho foi analisar algumas obras literárias aprovadas e disponibilizadas pelo PNLD Literário 2022 para Creche, a fim de investigar se, além de ter seu direito assegurado, os bebês e crianças bem pequenas têm acesso à literatura de qualidade. Para a realização desta pesquisa, foi analisado o guia do PNLD com as obras selecionadas para os bebês (0 a 1 ano e 6 meses) e para as crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses). Em seguida, foram selecionadas algumas obras literárias para serem analisadas a partir de critérios de qualidade propostos em Paiva (2016). Além disso, a partir de teóricos como Galvão (2016), Candido (1995), Corsino (2017), Rizzoli (2005) e Baptista (2016), foram exploradas as especificidades da literatura infantil. Os resultados expõem que enquanto há livros de literatura infantil bem elaborados com textos e imagens bem construídas e que valorizam os bebês e as crianças bem pequenas enquanto leitores, foram encontradas também, algumas incoerências em outras obras literárias analisadas. Assim, foi ressaltada a necessidade do compromisso contínuo com a qualidade das obras literárias destinadas aos bebês e crianças bem pequenas | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Livros ilustrados para crianças | pt_BR |
dc.subject | Creches | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.title | Literatura infantil de qualidade para bebês e crianças bem pequenas : uma análise a partir do PNLD literário de 2022 para creche | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |