Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCampos, Marília Andrade Torales, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorRocha, Clarissa Fleurypt_BR
dc.date.accessioned2025-04-02T20:19:06Z
dc.date.available2025-04-02T20:19:06Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95711
dc.descriptionOrientador: Marília Andrade Torales Campospt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A Educação Ambiental é um processo essencial nas escolas, tendo em vista a necessidade de formação de sujeitos conscientes de sua realidade e da problemática socioambiental que afeta a todo planeta de diferentes formas. Para compreender tal contexto é preciso incentivar e promover processos formativos baseados em uma visão crítica de mundo. Assim, seria possível afirmar que a Educação Ambiental na escola tem um caráter transformador na sociedade e traz um sentimento de esperança, os quais são fundamentais para a construção de uma sociedade consciente mais sustentável. Por outro lado, é importante destacar que a questão ambiental se torna de extrema urgência para ser tratada nas escolas, tendo em vista a necessidade de mobilização da sociedade ante a urgência dos problemas ambientais. Neste sentido, nos estudos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade (GPEACS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi observada a necessidade de formação continuada aos educadores da área ambiental e também material específico para o desenvolvimento do seu trabalho. Desta forma, a presente pesquisa objetiva analisar livros infantis que podem ser utilizados pelos professores em suas ações relacionadas com a prática da Educação Ambiental nas escolas, propor sequências didáticas e relaciona-las com os objetivos e habilidades descritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Básica. Para o alcance de tal objetivo foi realizada uma análise documental. Foram coletados cerca de 50 livros infantis, os quais foram classificados em um banco de dados de acordo com a faixa etária sugerida e pelos temas abordados. Entre os 50 livros selecionados estão livros que podem ser baixados gratuitamente pelos seguintes sites: Flavio Colombini, Editora Bagai, Jane Prado, Apoema, WWF e Maurício Sousa Produções entre outros. Destes, 6 livros foram escolhidos - de acordo com o conteúdo e abordagem na área da Educação Ambiental - para a análise no presente trabalho. Os materiais encontrados possuem potencial didático-pedagógico para servir de apoio para professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em suas práticas pedagógicas. É valido destacar que o material selecionado possui qualidade educativa e pode ser usado para sensibilizar as crianças a tomar consciência da importância do cuidado com o meio ambiente, melhorar a conexão criança-natureza, além de estimular hábitos saudáveis desde o início da infânciapt_BR
dc.description.abstractAbstract : Environmental Education is an essential process in schools, given the need to train subjects who are aware of their reality and the socio-environmental issues that affect the entire planet in different ways. To understand this context, it is necessary to encourage and promote training processes based on a critical world view. Thus, it would be possible to affirm that Environmental Education at school has a transformative character in society and brings a feeling of hope, which are fundamental for the construction of a more sustainable conscious society. On the other hand, it is important to highlight that the environmental issue becomes extremely urgent to be addressed in schools, given the need to mobilize society in the face of the urgency of environmental problems. In this sense, in studies developed by the Research Group on Environmental Education and Culture of Sustainability (GPEACS) at the Federal University of Paraná (UFPR), the need for continued training for educators in the environmental area and also specific material for the development of their work was observed. . Therefore, this research aims to analyze children's books that can be used by teachers in their actions related to the practice of Environmental Education in schools, propose didactic sequences and relate them to the objectives and skills described in the National Common Curricular Base (BNCC) for Basic Education. To achieve this objective, a documentary analysis was carried out. Around 50 children's books were collected, which were classified in a database according to the suggested age range and the topics covered. Among the 50 books selected are books that can be downloaded for free from the following websites: Flavio Colombini, Editora Bagai, Jane Prado, Apoema, WWF and Maurício Sousa Produções among others. Of these, 6 books were chosen - according to the content and approach in the area of Environmental Education - for analysis in the present work. The materials found have didactic-pedagogical potential to support Early Childhood Education and Elementary School teachers in their pedagogical practices. It is worth highlighting that the selected material has educational quality and can be used to raise awareness among children about the importance of caring for the environment, improving the child-nature connection, in addition to encouraging healthy habits from early childhoodpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectFormação continuada - Professorespt_BR
dc.titleA educação ambiental nas escolas : análise de materiais de literatura infantilpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples