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dc.contributor.advisorBruel, Ana Lorena de Oliveira, 1974-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorSilva, Daniel Marcos Dipppt_BR
dc.date.accessioned2025-04-02T19:15:55Z
dc.date.available2025-04-02T19:15:55Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95708
dc.descriptionOrientador: Ana Lorena Bruelpt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Analisar as interpretações de operadores da política municipal sobre as trajetórias escolares de estudantes do ensino fundamental no município de Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba. A fundamentação teórica da pesquisa buscou estabelecer diálogos entre autores do campo das políticas educacionais e autores que analisam as desigualdades sociais e educacionais, discutindo a educação como direito, considerando as dimensões de acesso, permanência e trajetória à luz de concepções de justiça social e escolar. (Cury, 2008; Dubet, 2001; Simões 2019 e Angelucci 2004). Busca-se refletir sobre as desigualdades, os motivadores, os desafios e os meios para superar as desigualdades que se materializam em trajetórias interrompidas e barreiras para a garantia do direito à educação. A pesquisa visa analisar e compreender como e se o poder público de Piraquara, na esfera municipal, atua para enfrentar os desafios impostos pela evasão e distorção idade-série para estimular trajetórias escolares que completem a obrigatoriedade da educação básica no tempo certo e quais os agentes sociais envolvidos e como percebem esses desafios. Por meio de entrevistas com diferentes posições da Rede Municipal de Educação de Piraquara compreende-se o olhar para os potenciais excluídos, os meios e os desafios enfrentados para orientar as trajetórias escolares destes jovenspt_BR
dc.description.abstractAbstract : This work aims to analyze the interpretations of municipal policy operators on the school trajectories of elementary school students in the municipality of Piraquara, Metropolitan Region of Curitiba. The theoretical foundation of the research sought to establish dialogues between authors in the field of educational policies and authors who analyze social and educational inequalities, discussing education as a right, considering the dimensions of access, permanence and trajectory in light of concepts of social and school justice. (Cury, 2008; Dubet, 2001; Simões 2019 e Angelucci 2004) The aim is to reflect on the inequalities, the motivators, the challenges and the means to overcome the inequalities that materialize in interrupted trajectories and barriers to guaranteeing the right to education. The research aims to analyze and understand how and if the public authorities of Piraquara, at the municipal level, act to face the challenges posed by dropout rates and age-grade distortion to encourage school trajectories that complete mandatory basic education at the right time and which agents involved and how they perceive these challenges. Interviews will be used with different positions in the Municipal Education Network of Piraquara to understand whether there is an attentive look at potentially excluded people, what are the means and challenges faced to guide the school trajectories of these young people.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectPiraquara (PR) - Ensinopt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.titleO poder público e o fracasso escolar : uma análise sobre percepção e práxis da gestão pública para os anos iniciais do município de Piraquarapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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