dc.contributor | Farias, Fernanda Franco de | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Souza, Gizele de, 1970- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Antunes, Eduarda Antonia Johann | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-02T18:52:24Z | |
dc.date.available | 2025-04-02T18:52:24Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/95699 | |
dc.description | Orientador: Gizele de Souza | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente estudo trata da análise documental do Protagonismo Infantil presente na documentação pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, direcionada à prática docente na Educação Infantil, com o recorte temporal do ano de 2009 a 2022. Utiliza-se de autores como Agostinho (2020), Corsaro (2011), Gadelha (2013), Gandini (1999), Kramer (1996), Ludke (2013), Malaguzzi (1999), Menezes (2010), Moss (2009), Staccioli (2013), Tomás (2007), Valiengo (2017), para compreender e fundamentar a perspectiva de Protagonismo Infantil. O objetivo da pesquisa é examinar a documentação pedagógica dirigida para os profissionais da Educação Infantil do município de Curitiba, a fim de localizar e compreender a presença ou ausência do tema do protagonismo das crianças em seu conteúdo. Para a pesquisa documental ser realizada foi necessária a seleção prévia de documentos produzidos pela Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, considerando o atendimento ao requisito de nortear a prática dos professores da primeira etapa da Educação Básica do município. Em seguida, efetuamos a leitura de todo o material coletado e realizamos o agrupamento temático para o exercício da análise. A análise dos documentos indica a presença do protagonismo de crianças bem pequenas e pequenas, em grande parte dos materiais selecionados, todavia, constatamos a ausência do termo protagonismo infantil em seu conteúdo documental. Desse modo, percebemos a necessidade de atualização dos documentos pedagógicos direcionados à prática docente na Educação Infantil de Curitiba, além da demanda fundamental de formação acerca da temática para os professores da Rede | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : This study deals with the documentary analysis of Child Protagonism in the pedagogical documentation of the Department of Education of Curitiba City, aimed at teaching practice in Early Childhood Education, with the time frame from 2009 to 2022. It uses authors such as Agostinho (2020), Corsaro (2011), Gadelha (2013), Gandini (1999), Kramer (1996), Ludke (2013), Malaguzzi (1999), Menezes (2010), Moss (2009), Staccioli (2013), Tomás (2007), Valiengo (2017), to understand and support the perspective of Child Protagonism. The aim of the research is to examine the pedagogical documentation aimed at Early Childhood Education professionals in the city of Curitiba, to locate and understand the presence or absence of the theme of children's protagonism in its content. For the documentary research to be carried out, it was necessary to select documents produced by the Curitiba Department of Education, considering the need to guide the practice of teachers in the first stage of basic education in the city. We then read all the material collected and grouped it thematically for analysis. The analysis of the documents indicates the presence of the protagonism of very young and young children in most of the materials selected, but we found that the term "child protagonism" was absent from the documents. Thus, we realized the need to update the pedagogical documents aimed at teaching practice in Curitiba's Early Childhood Education, as well as the fundamental demand for training on the subject for the system's teachers | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | A construção do protagonismo infantil na educação infantil : uma análise da documentação pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba de 2009 a 2022 | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |