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dc.contributor.advisorBorba, Carolina dos Anjos de, 1979-pt_BR
dc.contributor.otherFurtado, Cláudio Alvespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimentopt_BR
dc.creatorSilva, Fabiane Moreira dapt_BR
dc.date.accessioned2025-04-02T18:43:19Z
dc.date.available2025-04-02T18:43:19Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95695
dc.descriptionOrientadora: Dra Carolina dos Anjos de Borbapt_BR
dc.descriptionCoorientador: Dr. Cláudio Alves Furtadopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Defesa : Curitiba, 01/10/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Meio Ambiente e Desenvolvimentopt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho de pesquisa tem por objetivo investigar as diferentes formas de re-existências de comunidades africanas e afro diaspóricas no enfrentamento das múltiplas estratégias de colonialidade a partir da educação em comunidades negras. As comunidades rurais negras demonstram em suas sofisticadas formas de expressar cultura, conhecimento, linguagem e resistência, uma consonância com a manutenção da vida em natureza. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo identificar os processos de re-existências através da cosmogonia africana e afro-diaspórica de formação para a vida. Para compreender como a Comunidade Quilombola João Surá — no Brasil, e a Comunidade Rural dos Rabelados — na República de Cabo Verde, organiza estratégias para o confronto das tentativas de desmantelamento e desconstituição das cosmogonias africanas e afro-diaspóricas em diferentes gramáticas conhecimentos, que culmina na formação de sujeitos de resistência. Para isto, a metodologia utilizada será a etnografia, buscando a imersão nas comunidades. O referencial teórico utilizado busca aprofundar teorias Decoloniais, Socioambientais, de Pedagogias Insubmissas para um bem-viver africano e afro diaspórico, e das ontologias relacionaispt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present research project aims to investigate the different forms of re-existence of African and Afro-diasporic communities in confronting the multiple strategies of colonially based on education in black communities. Black rural communities demonstrate in their sophisticated ways of expressing culture, knowledge, language and resistance, in line with the maintenance of life in nature. In this sense, the research aims to identify the processes of re-existence through the African and Afro-diasporic cosmogony of formation for life. To understand how the Quilombola João Surá Community — in Brazil, and the Rural Community of Rabelados — in the Republic of Cape Verde organizes strategies to confront attempts to dismantle and deconstitute African and Afro-diasporic cosmogonies in different knowledge grammars. This culminates in the formation of subjects of resistance. For this, the methodology used will be ethnography seeking immersion in the communities. The theoretical framework used seeks to deepen Decolonial and Socio-environmental theories of Unsubmissive Pedagogies for an African and Afro Diasporic Well-being, and Relational Ontologiespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação comunitáriapt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectAfricanos - Brasilpt_BR
dc.subjectComunidade ruralpt_BR
dc.subjectCosmogoniapt_BR
dc.subjectCiências Ambientaispt_BR
dc.title"Isso não se ensina na escola" : a cosmogonia africana e afro diaspórica de rabelados e quilombolas no enfrentamento da recolonialidade através da educação para a vidapt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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