"Isso não se ensina na escola" : a cosmogonia africana e afro diaspórica de rabelados e quilombolas no enfrentamento da recolonialidade através da educação para a vida
Resumo
Resumo: O presente trabalho de pesquisa tem por objetivo investigar as diferentes formas de re-existências de comunidades africanas e afro diaspóricas no enfrentamento das múltiplas estratégias de colonialidade a partir da educação em comunidades negras. As comunidades rurais negras demonstram em suas sofisticadas formas de expressar cultura, conhecimento, linguagem e resistência, uma consonância com a manutenção da vida em natureza. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo identificar os processos de re-existências através da cosmogonia africana e afro-diaspórica de formação para a vida. Para compreender como a Comunidade Quilombola João Surá — no Brasil, e a Comunidade Rural dos Rabelados — na República de Cabo Verde, organiza estratégias para o confronto das tentativas de desmantelamento e desconstituição das cosmogonias africanas e afro-diaspóricas em diferentes gramáticas conhecimentos, que culmina na formação de sujeitos de resistência. Para isto, a metodologia utilizada será a etnografia, buscando a imersão nas comunidades. O referencial teórico utilizado busca aprofundar teorias Decoloniais, Socioambientais, de Pedagogias Insubmissas para um bem-viver africano e afro diaspórico, e das ontologias relacionais Abstract: The present research project aims to investigate the different forms of re-existence of African and Afro-diasporic communities in confronting the multiple strategies of colonially based on education in black communities. Black rural communities demonstrate in their sophisticated ways of expressing culture, knowledge, language and resistance, in line with the maintenance of life in nature. In this sense, the research aims to identify the processes of re-existence through the African and Afro-diasporic cosmogony of formation for life. To understand how the Quilombola João Surá Community — in Brazil, and the Rural Community of Rabelados — in the Republic of Cape Verde organizes strategies to confront attempts to dismantle and deconstitute African and Afro-diasporic cosmogonies in different knowledge grammars. This culminates in the formation of subjects of resistance. For this, the methodology used will be ethnography seeking immersion in the communities. The theoretical framework used seeks to deepen Decolonial and Socio-environmental theories of Unsubmissive Pedagogies for an African and Afro Diasporic Well-being, and Relational Ontologies
Collections
- Teses [103]