Mostrar registro simples

dc.contributorDudek, Isabel Carolinept_BR
dc.contributor.advisorSagatio, Sandra Guimarãespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorPereira, Esther Raysa de Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2025-04-02T18:39:47Z
dc.date.available2025-04-02T18:39:47Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95694
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Sandra Guimarães Sagatiopt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A presente pesquisa tem a intenção de analisar e compreender as práticas pedagógicas que envolvem jogos cooperativos no processo de alfabetização e letramento de crianças do 1° ano do Ensino Fundamental. A pesquisa se justifica há vista que, os jogos se fazem presentes no dia a dia das crianças e apresentam benefícios, como no desenvolvimento social e cognitivo, proporcionando autonomia nos momentos de aprendizagem. Para entender esses aspectos, utilizou-se de abordagens qualitativa e quantitativa, sendo elas revisão bibliográfica e aplicação de questionário, respectivamente. A fim de responder às questões como: o que são jogos cooperativos? Como as escolas utilizam ou não desse recurso pedagógico? Quais benefícios os jogos cooperativos apresentam para as crianças? De que forma os jogos cooperativos se relacionam com o processo de alfabetização e letramento? Assim, o questionário foi aplicado a duas professoras de diferentes escolas particulares da região metropolitana de Curitiba-PR, a fim de compreender como ocorre o emprego dos jogos cooperativos durante as práticas pedagógicas. Por meio desse questionário, observou-se que os jogos cooperativos, apesar de auxiliarem em vários aspectos do desenvolvimento integral da criança, são comumente empregados nos ambientes educacionais mais direcionados ao lazer ou a outras áreas do conhecimento, que não estão ligadas à alfabetização e letramento. Entretanto, pela análise das respostas de ambas as professoras, é notável o esforço cada vez maior em empregar essa metodologia de ensino na sala de aula, demonstrando que o lúdico está ganhando cada vez mais espaço e relevância nos processos de ensino-aprendizagempt_BR
dc.description.abstractAbstract : The present research aims to analyze and understand the pedagogical practices involving cooperative games in the literacy process of children in the 1st year of Elementary School. Due to games being part of children's daily lives and offer benefits such as social and cognitive development, providing autonomy in learning moments. To comprehend these aspects, both qualitative and quantitative approaches were employed, namely bibliographic review and questionnaire application, respectively. The goal is to address questions such as: What are cooperative games? How do schools use or don't use this pedagogical resource? What benefits do cooperative games present for children? How do cooperative games relate to the literacy process? Therefore, the questionnaire was answered by two teachers from different private schools in the metropolitan region of Curitiba-PR to understand how cooperative games are integrated into pedagogical practices. Through this research, it was observed that cooperative games, despite aiding in various aspects of the child's integral development, are commonly utilized in educational environments more focused on leisure or other knowledge areas than directly linked on literacy. However, analyzing the responses from both teachers, the noticeable effort to incorporate this teaching methodology in the classroom suggests that play is gaining more and more space and relevance in the teaching-learning processespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectJogos cooperativospt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleJogos cooperativos no processo de alfabetização e letramentopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples