Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSousa, Robson Simplicio dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exataspt_BR
dc.creatorMilane, Jéssica Boeirapt_BR
dc.date.accessioned2025-04-01T20:40:11Z
dc.date.available2025-04-01T20:40:11Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95675
dc.descriptionOrientador: Robson Simplicio de Sousapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Ciências Exataspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho busca explorar o uso da Hermenêutica em trabalhos de Educação Química que citam Martin Eger e/ou Hans-Georg Gadamer, apresentando como esses trabalhos se aproximam ou se distanciam da Hermenêutica Filosófica. Por meio de uma escrita ensaística, iniciamos por apresentar como a Hermenêutica se torna Hermenêutica Filosófica, vinculando-a ao problema do textualismo, que reduz a Hermenêutica apenas à interpretação de textos. Dessa forma, Martin Eger na década de 1990, buscou compreender como os textos têm sido tratados na Educação em Ciências, o que produz repercussões para a Educação Química. Por isso, buscamos, com este ensaio, apresentar textos acadêmicos que tratam da interpretação de textos na Educação Química por uma perspectiva Hermenêutica, especialmente a Hermenêutica Filosófica. As produções de Eger, influenciadas pela Hermenêutica Filosófica de Gadamer, evidenciam a importância da linguagem, da interpretação, da tradição histórica e do diálogo no processo de formação do aluno como ser-no-mundo. Mostramos, neste trabalho, que a Hermenêutica Filosófica não se trata apenas de interpretação de textos, mas assume que toda a interpretação é análoga à interpretação de um texto. Com isso, compreendemos que a Educação Química pode ser orientada por um caminho educativo que faça sentido para o aluno a partir de seu horizonte de compreensão em busca de fusão de horizontes a partir da Hermenêutica Filosóficapt_BR
dc.description.abstractAbstract : This work seeks to explore the use of Hermeneutics in Chemistry Education works that cited Martin Eger and/or Hans-Georg Gadamer, presenting how these works approach or distance themselves from Philosophical Hermeneutics. Through essay writing, we begin by presenting how Hermeneutics becomes Philosophical Hermeneutics, linking it to the problem of textualism, which reduces Hermeneutics only to the interpretation of texts. In this way, Martin Eger in the 1990s sought to understand how texts have been treated in Science Education, which has repercussions for Chemistry Education. Therefore, with this essay, we seek to present academic texts that deal with the interpretation of texts in Chemistry Education from a Hermeneutic perspective, especially Philosophical Hermeneutics. Eger's productions, influenced by Gadamer's Philosophical Hermeneutics, highlight the importance of language, interpretation, historical tradition and dialogue in the process of forming the student as a being-in-the-world. We show, in this work, that Philosophical Hermeneutics is not just about interpreting texts, but assumes that all interpretation is analogous to the interpretation of a text. With this, we understand that Chemistry Education can be guided by an educational path that makes sense for the student based on their horizon of understanding in search of a fusion of horizons based on Philosophical Hermeneuticspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectHermenêuticapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.titleO texto na educação química a partir da hermenêutica filosóficapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples