• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas com habilitação em Química (Palotina)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas com habilitação em Química (Palotina)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O texto na educação química a partir da hermenêutica filosófica

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R-G-JESSICA BOEIRA MILANE.pdf (625.7Kb)
    Data
    2024
    Autor
    Milane, Jéssica Boeira
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este trabalho busca explorar o uso da Hermenêutica em trabalhos de Educação Química que citam Martin Eger e/ou Hans-Georg Gadamer, apresentando como esses trabalhos se aproximam ou se distanciam da Hermenêutica Filosófica. Por meio de uma escrita ensaística, iniciamos por apresentar como a Hermenêutica se torna Hermenêutica Filosófica, vinculando-a ao problema do textualismo, que reduz a Hermenêutica apenas à interpretação de textos. Dessa forma, Martin Eger na década de 1990, buscou compreender como os textos têm sido tratados na Educação em Ciências, o que produz repercussões para a Educação Química. Por isso, buscamos, com este ensaio, apresentar textos acadêmicos que tratam da interpretação de textos na Educação Química por uma perspectiva Hermenêutica, especialmente a Hermenêutica Filosófica. As produções de Eger, influenciadas pela Hermenêutica Filosófica de Gadamer, evidenciam a importância da linguagem, da interpretação, da tradição histórica e do diálogo no processo de formação do aluno como ser-no-mundo. Mostramos, neste trabalho, que a Hermenêutica Filosófica não se trata apenas de interpretação de textos, mas assume que toda a interpretação é análoga à interpretação de um texto. Com isso, compreendemos que a Educação Química pode ser orientada por um caminho educativo que faça sentido para o aluno a partir de seu horizonte de compreensão em busca de fusão de horizontes a partir da Hermenêutica Filosófica
     
    Abstract : This work seeks to explore the use of Hermeneutics in Chemistry Education works that cited Martin Eger and/or Hans-Georg Gadamer, presenting how these works approach or distance themselves from Philosophical Hermeneutics. Through essay writing, we begin by presenting how Hermeneutics becomes Philosophical Hermeneutics, linking it to the problem of textualism, which reduces Hermeneutics only to the interpretation of texts. In this way, Martin Eger in the 1990s sought to understand how texts have been treated in Science Education, which has repercussions for Chemistry Education. Therefore, with this essay, we seek to present academic texts that deal with the interpretation of texts in Chemistry Education from a Hermeneutic perspective, especially Philosophical Hermeneutics. Eger's productions, influenced by Gadamer's Philosophical Hermeneutics, highlight the importance of language, interpretation, historical tradition and dialogue in the process of forming the student as a being-in-the-world. We show, in this work, that Philosophical Hermeneutics is not just about interpreting texts, but assumes that all interpretation is analogous to the interpretation of a text. With this, we understand that Chemistry Education can be guided by an educational path that makes sense for the student based on their horizon of understanding in search of a fusion of horizons based on Philosophical Hermeneutics
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/95675
    Collections
    • Ciências Exatas com habilitação em Química (Palotina) [23]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV