Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCasacio, Luciana, 1983-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Ciências Exatas com Habilitação em Matemáticapt_BR
dc.creatorHellas, Gabriel Correapt_BR
dc.date.accessioned2025-04-01T18:30:38Z
dc.date.available2025-04-01T18:30:38Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95667
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Luciana Casaciopt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Pontal do Paraná, Centro de Estudos do Mar, Curso de Licenciatura em Ciências Exatas - Matemáticapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar a atual situação da educação financeira em escolas públicas, investigando as perspectivas de estudantes e professores sobre a implementação e os impactos da inclusão dessa disciplina no currículo do ensino básico. Este trabalho foi motivado pela situação geral dos brasileiros, dado o alto índice de endividamento das famílias. Considerando que a educação financeira é essencial para promover a melhoria da situação econômica e social das pessoas, esperase que a inclusão da educação financeira como disciplina desempenhe um papel importante na estruturação e manutenção de orçamentos familiares. Para fazer uma análise realista, estudantes e professores na cidade Pontal do Paraná foram entrevistados por meio de questionários anônimos. O estudo avaliou a percepção, o interesse e a aplicação prática dos conteúdos abordados em educação financeira. Os resultados revelaram aceitação majoritária da disciplina pelos alunos, embora ainda exista desafios na aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Entre os professores, a falta de formação específica e recursos pedagógicos adequados foram apontados como barreiras. O trabalho destaca a necessidade de aprimorar metodologias e ampliar a conscientização sobre a relevância da educação financeira para preparar cidadãos mais críticos e responsáveis.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.titleAnálise da educação financeira em âmbito escolar sob perspectiva de estudantes e professores das escolas públicas de Pontal do Paranápt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples