dc.contributor.advisor | Casacio, Luciana, 1983- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Ciências Exatas com Habilitação em Matemática | pt_BR |
dc.creator | Hellas, Gabriel Correa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-01T18:30:38Z | |
dc.date.available | 2025-04-01T18:30:38Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/95667 | |
dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Luciana Casacio | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Pontal do Paraná, Centro de Estudos do Mar, Curso de Licenciatura em Ciências Exatas - Matemática | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar a atual situação da educação financeira em escolas públicas, investigando as perspectivas de estudantes e professores sobre a implementação e os impactos da inclusão dessa disciplina no currículo do ensino básico. Este trabalho foi motivado pela situação geral dos brasileiros, dado o alto índice de endividamento das famílias. Considerando que a educação financeira é essencial para promover a melhoria da situação econômica e social das pessoas, esperase que a inclusão da educação financeira como disciplina desempenhe um papel importante na estruturação e manutenção de orçamentos familiares. Para fazer uma análise realista, estudantes e professores na cidade Pontal do Paraná foram entrevistados por meio de questionários anônimos. O estudo avaliou a percepção, o interesse e a aplicação prática dos conteúdos abordados em educação financeira. Os resultados revelaram aceitação majoritária da disciplina pelos alunos, embora ainda exista desafios na aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Entre os professores, a falta de formação específica e recursos pedagógicos adequados foram apontados como barreiras. O trabalho destaca a necessidade de aprimorar metodologias e ampliar a conscientização sobre a relevância da educação financeira para preparar cidadãos mais críticos e responsáveis. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Escolas | pt_BR |
dc.title | Análise da educação financeira em âmbito escolar sob perspectiva de estudantes e professores das escolas públicas de Pontal do Paraná | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |