Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPrado, Adriana Luiza do, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.creatorCarvalho Neto, Antonio Evencio dept_BR
dc.date.accessioned2025-04-01T13:55:42Z
dc.date.available2025-04-01T13:55:42Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95628
dc.descriptionOrientadora: Profª Adriana Luiza do Pradopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 10/12/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O propósito deste trabalho é reunir informações sobre os conteúdos de Matemática dos últimos anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio para aprofundar o conhe cimento sobre os números, sua história e construção, despertando a curiosidade dos alunos. O uso de princípios e formas de trabalho, como a construção direta de tabelas com números primos e a apresentação da Matemática por meio de suas regras e teoremas, possibilita a resolução de situações-problema de maneira estruturada. Essa proposta teve início a partir das aulas no Ensino Fundamental e do trabalho com a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Observamos que, além de suas aplicações práticas, a Matemática possui um encanto próprio e, mesmo estando presente em todas as coisas, também pode existir em si mesmapt_BR
dc.description.abstractAbstract: The purpose of this work is to gather information on the Mathematics content covered in the final years of Elementary School and in High School to deepen knowledge about numbers, their history, and construction, awakening students’ curiosity. The use of principles and work methods, such as the direct construction of tables with prime numbers and the presentation of Mathematics through its rules and theorems, enables the structured resolution of problem situations. This proposal began with classes in Elementary School and work with the Brazilian Public School Mathematics Olympiad (OBMEP). We have observed that, in addition to its practical applications, Mathematics has its own intrinsic beauty and, even while being present in all things, it can also exist in itselfpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectNumeros naturaispt_BR
dc.subjectNumeros primospt_BR
dc.subjectNúmeros - Divisibilidadept_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleDespertando a curiosidade : divisibilidade e números primospt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples