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dc.contributor.advisorSeleme, Acyrpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisãopt_BR
dc.creatorLima, Nicole Clélia Cabralpt_BR
dc.date.accessioned2025-03-31T19:08:15Z
dc.date.available2025-03-31T19:08:15Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95613
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Acyr Selemept_BR
dc.descriptionAutor não autorizou a divulgação do arquivo digitalpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão. Defesa : Curitiba, 22/09/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Se antigamente a sociedade levava mais tempo para o desenvolvimento de tecnologias novas e inovadoras, hoje estamos vivenciando os avanços tecnológicos e o acesso a informações em velocidade quase instantânea. Em pleno século XXI, a Inteligência Artificial (IA) e o seu uso em diversas instâncias são comentados pelas mídias e estudados como "a aposta do futuro". Nesse cenário, podemos questionar qual a relação entre os avanços da IA e as organizações. Assim, esse estudo tem por objetivo explicar como a IA impactou os processos de trabalho em uma organização do mercado de pagamentos eletrônicos. Para isso, realizou-se análise documental e entrevistas semiestruturadas com o intuito de coletar informações para explicar as noções do impacto da IA em uma organização do mercado de pagamentos eletrônicos. Entre os resultados do estudo foi observado que a IA é adequada para detectar padrões em um cenário complexo e com múltiplas variáveis e que as organizações que possuem abundância de dados e alta complexidade se beneficiam das tecnologias de IA inserindo-as nos seus processos de trabalho. Com o presente estudo evidenciou-se que IA impactou na criação de novos produtos e serviços na organização. Entretanto, as tecnologias de IA não impactaram a atividade central da empresa. Contudo, o presente estudo possui limitações em analisar somente uma empresa, assim, deixando espaço para novas contribuições.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In the past the development of new and innovative technologies demanded time, today we are able to access information almost instantaneously and experience vast technological advances in small amounts of time. In the 21st century, Artificial Intelligence (AI) is considered "the future bet" and its use in various contexts are widely discussed in the media. In this context, the impact of the relationship between the advance of AI and its use by institutions can be questioned. Therefore, the objective of this study is to explore how AI has impacted the work process of a company operating in the electronic payments market. To achieve this, documentary analysis and semi-structured interviews were conducted to gather information and understand the implications of AI inside this institution. Among the study's findings, it was observed that AI is well-suited for detecting patterns in a complex environment with multiple variables. Furthermore, it was perceived that high complexity institutions with abundant data can benefit from AI technologies by integrating them into their work process. The present study has shown that the use of AI influenced the creation of new products and services and helped the development of personalized solutions for customers, while not significantly impacting the core activity of the company. Nevertheless, these results derive from a study of one single company, leaving room for further contributions.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectSistemas eletrônicospt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectAdministração de Empresaspt_BR
dc.titleInteligência artificial e o impacto no desempenho dos processos de trabalho em uma organização do mercado de pagamento eletrônicopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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