Inteligência artificial e o impacto no desempenho dos processos de trabalho em uma organização do mercado de pagamento eletrônico
Resumo
Resumo: Se antigamente a sociedade levava mais tempo para o desenvolvimento de tecnologias novas e inovadoras, hoje estamos vivenciando os avanços tecnológicos e o acesso a informações em velocidade quase instantânea. Em pleno século XXI, a Inteligência Artificial (IA) e o seu uso em diversas instâncias são comentados pelas mídias e estudados como "a aposta do futuro". Nesse cenário, podemos questionar qual a relação entre os avanços da IA e as organizações. Assim, esse estudo tem por objetivo explicar como a IA impactou os processos de trabalho em uma organização do mercado de pagamentos eletrônicos. Para isso, realizou-se análise documental e entrevistas semiestruturadas com o intuito de coletar informações para explicar as noções do impacto da IA em uma organização do mercado de pagamentos eletrônicos. Entre os resultados do estudo foi observado que a IA é adequada para detectar padrões em um cenário complexo e com múltiplas variáveis e que as organizações que possuem abundância de dados e alta complexidade se beneficiam das tecnologias de IA inserindo-as nos seus processos de trabalho. Com o presente estudo evidenciou-se que IA impactou na criação de novos produtos e serviços na organização. Entretanto, as tecnologias de IA não impactaram a atividade central da empresa. Contudo, o presente estudo possui limitações em analisar somente uma empresa, assim, deixando espaço para novas contribuições. Abstract: In the past the development of new and innovative technologies demanded time, today we are able to access information almost instantaneously and experience vast technological advances in small amounts of time. In the 21st century, Artificial Intelligence (AI) is considered "the future bet" and its use in various contexts are widely discussed in the media. In this context, the impact of the relationship between the advance of AI and its use by institutions can be questioned. Therefore, the objective of this study is to explore how AI has impacted the work process of a company operating in the electronic payments market. To achieve this, documentary analysis and semi-structured interviews were conducted to gather information and understand the implications of AI inside this institution. Among the study's findings, it was observed that AI is well-suited for detecting patterns in a complex environment with multiple variables. Furthermore, it was perceived that high complexity institutions with abundant data can benefit from AI technologies by integrating them into their work process. The present study has shown that the use of AI influenced the creation of new products and services and helped the development of personalized solutions for customers, while not significantly impacting the core activity of the company. Nevertheless, these results derive from a study of one single company, leaving room for further contributions.
Collections
- Dissertações [85]