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dc.contributor.advisorVieira, Joao Eduardo de Azevedopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Ergonomiapt_BR
dc.creatorJunqueira, Paula Prado Vitipt_BR
dc.date.accessioned2025-03-25T14:45:53Z
dc.date.available2025-03-25T14:45:53Z
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95508
dc.descriptionOrientador: Prof. João Eduardo de Azevedo Vieirapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Ergonomiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Entre operadores de call center as desordens músculo esqueléticas são um dos fatores de grande preocupação para a empresa e para a saúde pública, no entanto para amenizar o quadro de doenças ocupacionais foi criado o anexo II da Norma Regulamentado 17 específica para o setor de call center, sendo possível adequar o trabalho para que não ocorra sobrecarga física e mental nos teleatendentes. Neste estudo daremos ênfase para a relação das queixas algicas de origem músculo esquelética em relação à biomecânica do operador. Para a realização da pesquisa foi realizada a avaliação ergonômica do posto de trabalho através de ferramentas disponíveis (RULA, Anexo II da Norma Regulamentadora 17) e aplicou-se um check list adaptado pela autora e um questionário (Apêndice A) para coletar os dados do setor de call center de uma empresa de Curitiba da área de informática. Participaram da pesquisa 75 colaboradores. Conclui-se que as desordens músculo - esqueléticas são multifatoriais, e que para diminuir o quadro álgico é preciso controlar os fatores de risco, instruindo os colaboradores e modificando o ambiente e o comportamento dos colaboradorespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectErgonomiapt_BR
dc.subjectDistúrbios osteomuscularespt_BR
dc.titleA relação de queixas álgicas de origem osteo-musculares e o risco ergonômico de operadores de call centerpt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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