A relação de queixas álgicas de origem osteo-musculares e o risco ergonômico de operadores de call center
Resumo
Resumo: Entre operadores de call center as desordens músculo esqueléticas são um dos fatores de grande preocupação para a empresa e para a saúde pública, no entanto para amenizar o quadro de doenças ocupacionais foi criado o anexo II da Norma Regulamentado 17 específica para o setor de call center, sendo possível adequar o trabalho para que não ocorra sobrecarga física e mental nos teleatendentes. Neste estudo daremos ênfase para a relação das queixas algicas de origem músculo esquelética em relação à biomecânica do operador. Para a realização da pesquisa foi realizada a avaliação ergonômica do posto de trabalho através de ferramentas disponíveis (RULA, Anexo II da Norma Regulamentadora 17) e aplicou-se um check list adaptado pela autora e um questionário (Apêndice A) para coletar os dados do setor de call center de uma empresa de Curitiba da área de informática. Participaram da pesquisa 75 colaboradores. Conclui-se que as desordens músculo - esqueléticas são multifatoriais, e que para diminuir o quadro álgico é preciso controlar os fatores de risco, instruindo os colaboradores e modificando o ambiente e o comportamento dos colaboradores
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