As feiras de rua de Curitiba - PR : uma análise sobre a apropriação privada do espaço público
Resumo
Resumo: Ao falar do espaço público, se fala de uma realidade que abrange com complexidade os aspectos da diversidade econômica, ambiental, cultural, urbanística, arquitetônica, política e social, atrelando-se a cultura na percepção da cidade. À vista disto, as feiras de rua, aqui são tidas como o elemento chave para a dinâmica urbana e para o espaço público, sendo personagem/objeto de análise fundamental destes atravessamentos por permear o espaço e dialogar nas questões relativas a convenção entre público e privado. Surge, então, a questão central: como acontece a relação entre os domínios público e privado em feiras e quais são os limites da apropriação privada do espaço público? Para responder esta questão se tem os seguintes objetivos: caracterizar os espaços públicos e feiras de rua; compreender como a cultura se manifesta neste recorte e sua colaboração; entender como o poder público lida com a permissão de uso como espaço privado dentro do espaço público e suas implicações no planejamento urbano. Metodologicamente, a investigação parte do viés dialético, procedendo por pesquisa bibliográfica pautadas nas contribuições já existentes sobre o tema. Após isso, a análise qualitativa é obtida por meio de pesquisa de campo, para apreensão da formação da teoria formulada sobre os espaços públicos, feiras de rua e também sobre a cultura. Como resultado, se encontrou um paradigma pouco percebido da apropriação privada do espaço público, se evidenciou o cenário no qual as modalidades de planejamento e gestão conjunta está pautado e o propósito dos limites da concessão, que resguarda os direitos fundamentais dos cidadãos e mantém a imagética de Curitiba Abstract: When it comes to public space, it means a reality that complexly embraces aspects of economic, environmental, cultural, urban planning, architectural, political and social diversity, linked to culture in the perception of the city. Therefore, Street Markets are seen, in this investigation, as the key element for urban dynamics and public space, being a character/object of fundamental analysis of these traversing subjects as they permeate the space and dialogue on issues relating to the convention between public and private. The central question then arises: how does the relationship between public and private domains happen at Street Markets and what are the limits of private appropriation of the public space? To answer this question, the following objectives are set: to characterize public spaces and Street Markets; to understand how culture manifests itself in this space and its collaboration; to understand how public authorities deal with the permission of private space within public space and its implications for urban planning. Methodologically, the investigation starts from a dialectical base, proceeding through bibliographical research based on existing contributions on the topics. Subsequently, the qualitative analysis is obtained through field research, to understand the formation of the theory formulated on public spaces, Street Markets and also on culture. As a result, a little-perceived paradigm of private appropriation of public space was found; the scenario in which the modalities of joint planning and management happens are defined; and the purpose of the limits of the permission is achieved, limits that protects the fundamental rights of citizens and maintains the imagetic of Curitiba
Collections
- Dissertações [80]