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    Um estudo sobre a estimativa do aumento da temperatura da Terra usando regressão linear

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    R - D - KETTY SPLETT.pdf (4.236Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Splett, Ketty
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo sobre a variação da temperatura média da Terra utilizando a análise de regressão linear. Apesar de não fazer parte do currículo de matemática do ensino médio, a regressão linear pode servir como uma ferramenta educativa para aumentar a conscientização dos alunos sobre o aquecimento global e aprofundar seus conhecimentos em estatística. O trabalho aborda a dinâmica do efeito estufa e das mudanças climáticas por meio de uma análise histórica e contemporânea. Ressalta-se que a atividade humana tem desempenhado um papel crucial no aquecimento global desde a Revolução Industrial. A regressão linear é utilizada para estimar as futuras variações na temperatura média da Terra. São apresentados cenários que simulam as emissões de gases de efeito estufa e suas consequências. Além disso, sugere-se uma sequência didática para aplicação em sala de aula, demonstrando como a matemática pode ser uma ferramenta eficaz para compreender os impactos das mudanças climáticas no planeta
     
    Abstract: This paper presents a research on the variation of the Earth's average temperature through linear regression analysis. Although it is not part of the high school mathematics curriculum, linear regression can serve as an educational tool to raise students' awareness about global warming and deepen their knowledge of statistics. The paper discusses the dynamics of the greenhouse effect and climate change with both historical and contemporary analysis. It is emphasized that human activity has played a crucial role in global warming since the Industrial Revolution. Linear regression is used to estimate future variations in the Earth's average temperatures. Scenarios simulating greenhouse gas emissions and their consequences are presented. Additionally, a teaching sequence is proposed for classroom application, demonstrating how mathematics can be an effective tool for understanding the impacts of climate change on the planet
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/95333
    Collections
    • Dissertações [54]

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