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dc.contributor.advisorSilveira, Carlos Eduardo, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Turismopt_BR
dc.creatorVarandas, Beatrizpt_BR
dc.date.accessioned2025-03-14T15:50:13Z
dc.date.available2025-03-14T15:50:13Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95284
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Silveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Turismo. Defesa : Curitiba, 24/09/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O início da educação superior em turismo no Brasil formalizou-se na década de 1970, onde após movimentações políticas para a regularização da atividade turística demonstrou a necessidade de profissionais qualificados na área. Desde então, o ensino do turismo enfrentou fases de grande crescimento e declínio na graduação, criação de programas de pós-graduação especializados e transformações no mercado que refletem e afetam a academia. A Universidade Federal do Paraná possui o décimo oitavo curso de graduação em turismo criado, o primeiro em universidade pública da região sul do Brasil e atualmente possui o único programa de pós-graduação em turismo do Paraná. Contando com quase cinco décadas de história entende-se que a instituição possui um certo nível de influência no turismo do estado. A partir disso este trabalho propôs levantar na educação superior em turismo na UFPR a influência de orientadores/as suas áreas de formação na atuação profissional de egressos, por utilização de perspectivas de genealogia acadêmica e situação profissional. Os objetivos específicos, discutidos em cada artigo a ser apresentado conforme o modelo multipaper da dissertação são (i) apresentar a genealogia acadêmica do corpo docente do departamento de turismo da UFPR no período de 2013 a 2023 e (ii) determinar o perfil do egresso do Programa de Pós-Graduação em Turismo da UFPR, (iii) identificar influências que a UFPR pode exercer no percurso profissional de seus graduados, seja por meios institucionais ou interpessoais. Esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa e características descritivas e exploratórias. Utilizou-se o modelo multipaper para a realização da dissertação, pois possibilitaria a aplicação de estudos independentes para a criação do corpo teórico. Os resultados encontrados nestes estudos permitiram entender que a influência dos cursos superiores em turismo da UFPR se dá principalmente através das áreas de estudos da formação dos docentes e da perpetuação de temas de pesquisa e orientadores entre a graduação e o mestrado da instituição. Além disso o perfil do egresso do PPGTurismo-UFPR demonstra a influência regional do curso, tendo em vista que a maiorias dos discentes são originários da região sul brasileira, especialmente porque após a finalização do curso existe um nível alto de permanência no Paraná após a conclusão do cursopt_BR
dc.description.abstractAbstract: The beginning of higher education in tourism in Brazil was formalized in the 1970s, when political moves to regularize tourism activity demonstrated the need for qualified professionals in the field. Since then, tourism education has faced phases of great growth and decline in undergraduate education, the creation of specialized postgraduate programs and transformations in the market that reflect and affect academia. The Federal University of Paraná is the eighteenth undergraduate tourism program created, the first at a public university in the southern region of Brazil, and currently has the only postgraduate tourism program in Paraná. With almost five decades of history, it is understood that the institution has a certain level of influence on tourism in the state. With this in mind, this study set out to investigate the influence of supervisors and their areas of training on the professional performance of graduates in higher education in tourism at UFPR, using the perspectives of academic genealogy and professional situation. The specific objectives, discussed in each article to be presented according to the multipaper model of the dissertation, are (i) to present the academic genealogy of the teaching staff of the tourism department at UFPR from 2013 to 2023 and (ii) to determine the profile of the graduates of the Graduate Program in Tourism at UFPR, (iii) to identify influences that UFPR can exert on the career path of its graduates, whether by institutional or interpersonal means. This research has a qualitative approach and descriptive and exploratory characteristics. The multipaper model was used to carry out the dissertation, as it would make it possible to apply independent studies to create the body of theory. The results found in these studies made it possible to understand that the influence of UFPR's higher education courses in tourism is mainly through the areas of study in the teachers' training and the perpetuation of research themes and advisors between the institution's undergraduate and master's degrees. In addition, the profile of graduates from the PPGTurismo-UFPR demonstrates the regional influence of the course, given that the majority of students come from the southern region of Brazil, especially since there is a high level of permanence in Paraná after completing the coursept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTurismo - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducaçao e turismopt_BR
dc.subjectFormaçao profissional - Turismopt_BR
dc.subjectTurismo - Estudantespt_BR
dc.subjectTurismo - Orientação profissionalpt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.titleEducação superior em turismo na UFPR : perspectivas genealógicas e profissionaispt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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