Fortalecendo comunidades : a sinergia entre turismo de base comunitária, educação não formal e design thinking
Resumo
Resumo: O Turismo de Base Comunitária (TBC) é uma abordagem que promove a participação ativa das comunidades locais no planejamento, gestão e desenvolvimento do turismo. Entretanto, muitas dessas iniciativas carecem de uma formação pedagógica específica de maneira alinhada à Educação Não Formal (ENF), que não apenas aprofunde os conceitos do TBC, mas também permita o desenvolvimento do turismo sustentável. A ENF, por sua vez, busca estruturar intencionalmente processos educativos em espaços não escolares, visando à formação do indivíduo e à sensibilização quanto aos seus direitos como cidadão. Dessa forma, integrar o TBC a práticas pedagógicas fundamentadas na ENF fortalece sua consolidação como uma alternativa sustentável para o turismo. O objetivo geral da dissertação é analisar de que forma a ENF pode contribuir com a formação do TBC na Iniciativa Rural da Colônia Murici/PR. Para o alcance desse objetivo, foram considerados os seguintes objetivos específicos: (i) discutir o TBC e a ENF a partir de um marco conceitual; (ii) mapear a iniciativa rural da Colônia Murici/PR; (iii) estruturar as ferramentas do Design Thinking (mapa da empatia, brainstorming, prototipagem) como proposta para a formação pedagógica da Iniciativa Rural da Colônia Murici/PR. Como procedimentos metodológicos deste estudo consistem em pesquisa aplicada com abordagem qualitativa de caráter indutivo e análises descritiva e exploratória. A partir de uma abordagem construtivista, utilizou-se dados primários e secundários em fontes documentais, revisão da literatura e observação não-participante. Para contribuir com a metodologia deste estudo, foram utilizadas as ferramentas DT como recurso de análise para a coleta de dados e elaboração de uma proposta de formação pedagógica em TBC. Este estudo contribuiu para a literatura ao demonstrar a eficácia do DT na coleta de dados e na resolução de problemas complexos em contextos do TBC. Ainda no campo teórico, a pesquisa trouxe uma articulação inédita entre o TBC, a ENF e o DT. O estudo também contribui com um modelo prático da utilização do DT em pesquisas futuras, além da criação de uma Matriz Instrucional que podem ser adaptadas e replicadas em outras comunidades para a formação pedagógica. A oficina do DT permitiu a criação de um modelo mais estruturado e participativo, fortalecendo a identidade local e o empoderamento dos envolvidos. A abordagem colaborativa possibilitou uma ponte eficiente entre teoria e prática, garantindo uma formação cocriada com a comunidade e destacando como a transdisciplinaridade promove inovação e impulsiona a integração de diferentes áreas de conhecimento. Segue como sugestão a inclusão da Matriz Instrucional por entidades em editais de fomento do TBC, por atores externos em trabalhos de formação com projetos e iniciativas de TBC e por instituições de ensino como uma ferramenta pedagógica em cursos de extensão voltados para a comunidade Abstract: Community-Based Tourism (CBT) is an approach that promotes the active participation of local communities in the planning, management and development of tourism. However, many of these initiatives lack specific pedagogical training in line with Non-Formal Education (NFE), which not only deepens CBT concepts, but also enables the development of sustainable tourism. NFE, in turn, seeks to intentionally structure educational processes in non-school spaces, with the aim of training individuals and raising awareness of their rights as citizens. In this way, integrating CBT with pedagogical practices based on NFT strengthens its consolidation as a sustainable alternative for tourism. The general aim of this dissertation is to analyze how NFS can contribute to the formation of CBT in the Rural Initiative of Colônia Murici/PR. In order to achieve this objective, the following specific objectives were considered: (i) to discuss CBT and NFS from a conceptual framework; (ii) to map the rural initiative of Colônia Murici/PR; (iii) to structure the Design Thinking tools (empathy map, brainstorming, prototyping) as a proposal for the pedagogical training of the Rural Initiative of Colônia Murici/PR. The study's methodological procedures consist of applied research with an inductive qualitative approach and descriptive and exploratory analysis. Based on a constructivist approach, we used primary and secondary data from documentary sources, a literature review and non-participant observation. To contribute to the methodology of this study, DT tools were used as an analysis resource for data collection and the development of a CBT pedagogical training proposal. This study contributed to the literature by demonstrating the effectiveness of DT in collecting data and solving complex problems in CBT contexts. Also in the theoretical field, the research has provided an unprecedented link between CBT, NFE and DT. The study also provides a practical model for using DT in future research, as well as creating an Instructional Matrix that can be adapted and replicated in other communities for pedagogical training. The DT workshop enabled the creation of a more structured and participatory model, strengthening local identity and empowering those involved. The collaborative approach enabled an efficient bridge between theory and practice, guaranteeing co-created training with the community and highlighting how transdisciplinarity promotes innovation and boosts the integration of different areas of knowledge. It is proposed that the Instructional Matrix be incorporated as a reference tool: by funding agencies in calls for proposals related to Community-Based Tourism (CBT); by external stakeholders engaged in capacity-building initiatives involving CBT projects and programs; and by academic institutions as a pedagogical resource in community-focused extension courses
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