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dc.contributorLuz, Elisama Pereira dapt_BR
dc.contributorDalcomuni, Natalia Cardosopt_BR
dc.contributor.otherMaia, Fernanda Landolfi, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação Profissional e Tecnológica. Curso de Graduação em Tecnologia em Secretariadopt_BR
dc.creatorLitwin, Crislaine Maiarapt_BR
dc.date.accessioned2025-02-27T17:04:16Z
dc.date.available2025-02-27T17:04:16Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95151
dc.descriptionOrientador : Profa. Dra. Fernanda Landolfi Maiapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Graduação em Secretariadopt_BR
dc.descriptionInclui referências : 32-33pt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho tratou da elaboração da criação da proposta da Ouvidoria Itinerante para a Secretaria de Saúde de Pinhais. A principal problemática foi observada pela colaboradora Natalia Cardoso Dalcomuni, no departamento de Divisão e Participação Social e Ouvidoria. Conforme destacado no pré-projeto, observou-se a necessidade de a gestão da Secretaria de Saúde aprimorar a coleta de dados relacionados aos serviços prestados de uma maneira mais eficiente. Para tratar da problemática, adotamos uma metodologia que incluiu pesquisas em documentos existentes da Prefeitura e Secretaria de Saúde de Pinhais, entrevista com a Sra. Dianina Medeiros (Ouvidora) e com a Sra. Angelita Cristina Werneck, Diretora da Ouvidoria de Pinhais. Além disso, realizamos a aplicação de questionários aos munícipes, com o objetivo de compreender melhor as dificuldades que eles enfrentam ao acessar a ouvidoria e quais as possíveis melhorias necessárias. Para a elaboração da proposta, aplicamos o conceito de gestão da qualidade e suas ferramentas, incluindo o método 5W2H, que proporcionou uma melhor visualização do fluxo de atendimento e das ações para solucionar o problema. O desenvolvimento do projeto nos permitiu compreender que, dentre as diversas competências atribuídas ao profissional de Secretariado, uma delas é atuar como agente facilitador, propondo soluções que contribuam para os processos decisórios de forma eficazpt_BR
dc.description.abstractAbstract : This work deals with the creation of the Itinerant Ombudsman proposal for the Pinhais Health Department. The main problem has observed by Natalia Cardoso Dalcomuni, an employee in the Social Participation and Ombudsman’s office. As highlighted in the pre-project, there was a need for the management of the Health Department to improve the collection of data related to the services provided in a more efficient way. To address the problem, we have adopted a methodology that included research into existing documents from the Pinhais City Hall and Health Department, interviews with Ms. Dianina Medeiros (Ombudsman) and Ms. Angelita Cristina Werneck, Director of the Pinhais Ombudsman's Office. We also administered questionnaires to residents, with the aim of gaining a better understanding of the difficulties they face when accessing the ombudsman's office and what possible improvements are needed. To prepare the proposal, we have applied the concept of quality management and its tools, including the 5W2H method, which provided a better visualization of the service flow and the actions to solve the problem. The development of the project allowed us to understand that, among many competencies attributed to the secretarial professional, one of them is to act as a facilitator, proposing solutions that contribute to decision-making processes effectively.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectOuvidoriaspt_BR
dc.subjectSecretariadopt_BR
dc.subjectServiço públicopt_BR
dc.titleProposta da ouvidoria itinerante para a Secretaria de Saúde do município de Pinhais - PRpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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