Proposta da ouvidoria itinerante para a Secretaria de Saúde do município de Pinhais - PR
Resumo
Resumo : O presente trabalho tratou da elaboração da criação da proposta da Ouvidoria Itinerante para a Secretaria de Saúde de Pinhais. A principal problemática foi observada pela colaboradora Natalia Cardoso Dalcomuni, no departamento de Divisão e Participação Social e Ouvidoria. Conforme destacado no pré-projeto, observou-se a necessidade de a gestão da Secretaria de Saúde aprimorar a coleta de dados relacionados aos serviços prestados de uma maneira mais eficiente. Para tratar da problemática, adotamos uma metodologia que incluiu pesquisas em documentos existentes da Prefeitura e Secretaria de Saúde de Pinhais, entrevista com a Sra. Dianina Medeiros (Ouvidora) e com a Sra. Angelita Cristina Werneck, Diretora da Ouvidoria de Pinhais. Além disso, realizamos a aplicação de questionários aos munícipes, com o objetivo de compreender melhor as dificuldades que eles enfrentam ao acessar a ouvidoria e quais as possíveis melhorias necessárias. Para a elaboração da proposta, aplicamos o conceito de gestão da qualidade e suas ferramentas, incluindo o método 5W2H, que proporcionou uma melhor visualização do fluxo de atendimento e das ações para solucionar o problema. O desenvolvimento do projeto nos permitiu compreender que, dentre as diversas competências atribuídas ao profissional de Secretariado, uma delas é atuar como agente facilitador, propondo soluções que contribuam para os processos decisórios de forma eficaz Abstract : This work deals with the creation of the Itinerant Ombudsman proposal for the Pinhais Health Department. The main problem has observed by Natalia Cardoso Dalcomuni, an employee in the Social Participation and Ombudsman’s office. As highlighted in the pre-project, there was a need for the management of the Health Department to improve the collection of data related to the services provided in a more efficient way. To address the problem, we have adopted a methodology that included research into existing documents from the Pinhais City Hall and Health Department, interviews with Ms. Dianina Medeiros (Ombudsman) and Ms. Angelita Cristina Werneck, Director of the Pinhais Ombudsman's Office. We also administered questionnaires to residents, with the aim of gaining a better understanding of the difficulties they face when accessing the ombudsman's office and what possible improvements are needed. To prepare the proposal, we have applied the concept of quality management and its tools, including the 5W2H method, which provided a better visualization of the service flow and the actions to solve the problem. The development of the project allowed us to understand that, among many competencies attributed to the secretarial professional, one of them is to act as a facilitator, proposing solutions that contribute to decision-making processes effectively.