Estilos de pensamento químico : um olhar fleckiano sobre os processos de construção de conhecimento em um programa de pós-graduação em química de uma universidade pública brasileira
Resumo
Resumo: Um dos objetivos consensualmente estabelecidos entre pesquisadores da área de Educação em Ciências é de que o Ensino de Ciências deve possibilitar aos estudantes uma compreensão sobre as ciências que vá além dos seus conteúdos/produtos. Isto é, aos estudantes também deve ser dada a possibilidade de compreenderem algo sobre as ciências, ou seja, sobre os processos de construção dos conhecimentos científicos. Isso pode ser realizado por meio da abordagem conhecida como Natureza da Ciência (NdC), que adota como pressuposto que a História, a Filosofia e a Sociologia das Ciências, dentre outras metaciências, podem oferecer subsídios importantes para a compreensão sobre como ocorrem esses processos. Entretanto, muitos pesquisadores da área argumentam sobre a importância de que uma abordagem específica nos domínios das disciplinas científicas seja realizada, para que as peculiaridades de cada ciência sejam mais bem enfatizadas. E, nesse sentido, muitos pesquisadores defendem a importância da compreensão da natureza da química (NdQ). Dentre as diversas posições epistemológicas que subsidiam a compreensão sobre a natureza da química, a análise da atividade científica proposta por Ludwik Fleck (1896-1961) oferece elementos que possibilitam compreender a atividade científica como uma instituição historicamente construída e socialmente constituída, que sofre influências do contexto no qual se desenvolve e que, ao mesmo tempo, influência a maneira pela qual a sociedade se estrutura. Diante disso, nesta pesquisa tomamos como objeto de pesquisa um Programa de Pós-graduação em química de uma universidade pública brasileira, buscando compreender como ocorrem os processos de construção da química neste local de construção de conhecimento. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo geral caracterizar aspectos e processos envolvidos na construção dos Estilos de Pensamento de pesquisadores(as) e pesquisadores(as) em formação em um Programa de Pós-graduação em química de uma universidade pública brasileira. Para tanto, realizamos entrevistas semiestruturadas com pesquisadores químicos desse programa, a saber, professores-pesquisadores-orientadores, doutorandos, e doutores egressos, procurando compreender a partir de quais problemas e objetivos estes pesquisadores constroem conhecimento químico. A metodologia de análise dos dados utilizada foi a Análise Textual Discursiva (ATD). Como resultado, identificamos dois Estilos de Pensamento Químico: Estilo de Pensamento Empírico-utilitário e Estilo de Pensamento Crítico-social, os quais apontam que os pesquisadores do Programa investigado apresentam motivações e pressupostos distintos para a realização de suas pesquisas, e que diversos fatores sociais influenciam e delimitam a maneira pela qual as pesquisas são desenvolvidas. Os resultados deste trabalho podem oferecer subsídios para compreensões mais elaboradas sobre a Natureza da Química (NdQ) Abstract: One of the objectives consensually established among researchers in the field of Science Education is that Science Education should enable students to understand science beyond its content/products. In other words, students should also be given the opportunity to understand something about science, that is, about the processes of constructing scientific knowledge. This can be achieved through the approach known as the Nature of Science (NOS), which assumes that History, Philosophy and Sociology of Science, among other metasciences, can offer important support for understanding how these processes occur. However, many researchers in the field argue that it is important to adopt a specific approach in the domains of scientific disciplines, so that the peculiarities of each science are better emphasized. In this sense, many researchers defend the importance of understanding the nature of chemistry (NOS). Among the various epistemological positions that support the understanding of the nature of chemistry, the analysis of scientific activity proposed by Ludwik Fleck (1896 1961) offers elements that allow us to understand scientific activity as a historically constructed and socially constituted institution, which is influenced by the context in which it develops and which, at the same time, influences the way in which society is structured. In view of this, in this research we took as our research object a Postgraduate Program in Chemistry at a Brazilian public university, seeking to understand how the processes of construction of chemistry occur in this place of knowledge construction. Thus, the present research has the general objective of characterizing aspects and processes involved in the construction of the Thinking Styles of researchers in training in a Postgraduate Program in Chemistry at a Brazilian public university. To this end, we conducted semi-structured interviews with chemical researchers from this program, namely, professors-researchers-advisors, doctoral students, and graduate doctors, seeking to understand from which problems and objectives these researchers construct chemical knowledge. The data analysis methodology used was Discursive Textual Analysis (DTA). As a result, we identified two Chemical Thinking Styles: Empirical-Utilitarian Thinking Style and Critical-Social Thinking Style, which indicate that researchers in the Program investigated have different motivations and assumptions for carrying out their research, and that several social factors influence and delimit the way in which research is developed. The results of this work can provide subsidies for more elaborate understandings about the Nature of Chemistry (NdQ)
Collections
- Teses [49]