dc.contributor.author | Portugal, Gabriela Freire | |
dc.contributor.author | Espindola, Aron Castro | |
dc.contributor.author | Rosa dos Santos, Matheus de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2025-02-24T23:41:43Z | |
dc.date.available | 2025-02-24T23:41:43Z | |
dc.date.issued | 2024-12-16 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/95059 | |
dc.description | A fim de aportar o processo de aprendizagem do estudo da Biogeografia e Cartografia Temática, desenvolvemos um material tátil como recurso pedagógico. A partir da elaboração deste material,
o professor poderá utilizá-lo para dinâmicas diversas em sala da aula, dinâmicas estas que
compreendem a cegueira para além do enxergar através dos olhos, “não é meramente a ausência de
visão, (o fracasso de um órgão isolado), a cegueira causa uma total reestruturação de todas as
potencialidades do organismo e personalidade.”
(VIGOTSKI, 1997).
De forma mais específica, busca-se demonstrar a
aplicação desse recurso pedagógico como
instrumento de ensino-aprendizagem, integrando
dois estudos da Geografia. A metodologia a ser
apresentada revela a perspectiva de aguçar o
interesse pelo conteúdo lecionado, potencializando
sua compreensão de uma maneira ativa, sendo o
aluno o protagonista da aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente guia tem como objetivo auxiliar na criação de materiais didáticos adaptados para pessoas cegas ou com baixa visão. Por meio do levantamento de referenciais do Design Universal, Cartografia e Biogeografia, esta proposta aproxima os estudantes com deficiência visual ao estudodos domínios morfoclimáticos e representações cartográficas do território brasileiro. Utilizando ferramentas e estratégias que estimulam sentidos além do visual, como o tato e a audição, busca-se promover uma experiência educativa inclusiva, que valorize as especificidades desses alunos e assegure seu acesso pleno ao conhecimento. A atividade requer elementos baratos e de fácil acesso para a sua realização, podendo ser adaptados conforme a necessidade e
alcance dos docentes responsáveis pela atividade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Trabalho final da disciplina de Geotecnologias no ensino de Geografia | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | 1; | |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Maquete | pt_BR |
dc.subject | Material textural | pt_BR |
dc.title | Guia Auxiliar para a Criação de Material Didático Tátil voltado ao Ensino de Biogeografia e Cartografia para Pessoas Cegas ou com Baixa Visão | pt_BR |
dc.type | Learning Object | pt_BR |