Gestão de viagens : proposta de uma política de viagens para a fundação de pesquisas florestais do Paraná
Resumo
Resumo : A gestão de viagens é um tema largamente debatido nas salas de aula dos cursos superiores de secretariado no Brasil e faz parte das atividades atribuídas aos profissionais da área secretarial nas empresas. Em muitos casos esses profissionais contam com a política de viagens das organizações em que atuam como instrumento de trabalho, sendo, portanto, este documento de extrema importância para os secretários. O presente estudo objetivou realizar uma análise do processo de viagens da Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (FUPEF), juntamente com o levantamento teórico das ferramentas da qualidade existentes e aplicáveis ao caso e por intermédio deles propor a criação de uma Política de Viagens para amparar a profissional de secretariado atuante na entidade. Para realizar a análise e propor a política, utilizou-se como metodologia a pesquisa de campo, a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Por meio das metodologias verificou-se que, apesar de haver normas internas relacionadas com o assunto, muitas questões relativas às viagens não estavam formalizadas e padronizadas, o que acarretava diversos problemas na correta execução do trabalho dos colaboradores envolvidos com os trâmites de viagens. Com a execução deste trabalho concluiu-se que a padronização do processo de viagens, mediante ao uso de uma ferramenta como a Política de Viagens, é de suma importância para o bom desenvolvimento do trabalho do profissional de secretariado dentro da organização. Abstract : Travel management is a topic widely discussed in the classrooms of higher education secretarial courses in Brazil and is part of the activities assigned to the professionals of the secretarial area in companies. In many cases these professionals rely on the travel policy of the organizations in which they work as a work tool, and, therefore, this document is extremely important for the secretaries. The present study aimed to carry out an analysis of the Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (FUPEF), travel process, along with the theoretical survey of the existing quality tools applicable to the case and through them, to propose the creation of a Travel Policy to support the secretarial professional working in the organization. In order to realize the analysis and propose the policy, the field research, the bibliographic research and the documental analysis were used as methodology. Through the methodologies it was found that, although there are internal rules related to the subject, many issues related to travel were not formalized and standardized, which led to several problems in the correct execution of the work of the employees involved with the travel procedures. With the execution of this work, it was possible to conclude that the standardization of the travel process, through a tool such as the Travel Policy, is considered of utmost importance for the proper development of the work of the secretarial professional within the organization.