Economia circular no Brasil : importância, demanda e aplicações no setor empresarial
Resumo
Resumo: Como proposta de modelo sistêmico contrário ao de produção linear, existe a Economia Circular, que trabalha com a ideia de que produtos sejam projetados para que circulem eficientemente no mercado, aumentando seu aproveitamento e reduzindo o uso de recursos naturais. Essa ideia está vinculada ao setor empresarial, que desfruta de forte potencial de influência ao fomentar novas tecnologias e incentivar padrões de consumo e de negócio. Com isso, o objetivo deste artigo é, através de referencial teórico, explicar o papel do setor empresarial brasileiro na Economia Circular e de que forma podem agir para participar desse modelo de produção. Segundo a Fundação Ellen MacArthur, a economia circular segue três princípios: Repensar o planejamento e design de produtos para evitar desperdício e poluição, Manter produtos e materiais em uso e Regenerar sistemas naturais. Cada um desses princípios abrange diferentes possibilidades de negócio, as quais incentivam maior participação de empresas frente às questões ambientais e maior cooperação entre as mesmas para que o processo se torne eficaz. Além disso, a legislação ambiental brasileira e o Sistema de Gestão Ambiental também estimulam a adoção de novas práticas corporativas em vista de menores impactos ambientais e da colaboração de todos os segmentos da sociedade. Conclui-se que a economia circular é um sistema de produção capaz de trazer benefícios econômicos, sociais e ambientais e apresenta soluções acessíveis a empresas de diferentes portes. Por fim, sugere-se que sejam levantados dados acerca dos ganhos e perdas de empresas brasileiras que já adotaram o modelo para que o país possa construir um panorama sobre vantagens e desvantagens de acordo com as circunstâncias nacionais Abstract: As a sugestion of systemic model opposed to the linear production, there is the Circular Economy, which works with the idea that products are designed for a efficient circularity on the market, increasing its utility and reducing de use of natural resources. This idea is linked to the business sector, which enjoys strong potential for influence by fostering new technologies and encouraging consumption and business patterns. Thus, the objective of this article is, through theoretical framework, explain the role of companies in the circular economy and how they can incorporate related production models. According to the Ellen MacArthur Foundation, the circular economy follows three principles: Design out waste and pollution, Keep products and materials in use and Regenerate natural systems. Each of these principles covers different business possibilities, which encourage greater participation of companies in environmental issues and greater cooperation between them so that the process becomes effective. In addition, Brazilian environmental legislation and the Environmental Management System also encourage the adoption of new corporate practices in view of lower environmental impacts and the collaboration of all segments of society. It is concluded that the circular economy is a production system that brings economic, social and environmental benefits and presents affordable solutions for different company sizes. Besides that, it takes part in an important and necessary change in the habits of society and the corporate environment. Lastly, it is suggested that data be collected on the gains and losses of Brazilian companies that have already adopted the model so that the country can build an overview of advantages and disadvantages according to national circumstances
Collections
- MBA em gestão ambiental [360]