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dc.contributor.advisorGuedes, Dartagnan Pinto, 1954-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Fisiologia do Exercíciopt_BR
dc.creatorRamos, Evelize Tavarespt_BR
dc.date.accessioned2025-02-14T22:57:54Z
dc.date.available2025-02-14T22:57:54Z
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94913
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Dartagnan Pinto Guedespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Fisiologia do Exercíciopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Benefícios da prática de atividade física e riscos do sedentarismo associados à saúde e ao bem-estar são amplamente documentados na literatura. No entanto, maior número de estudos procura envolver sujeitos adultos. Pouco é conhecido com relação aos hábitos de prática da atividade física de adolescentes. O objetivo do estudo foi identificar o nível da prática habitual de atividade física e a percepção sobre as aulas de educação física de uma amostra representativa de adolescentes matriculados no ensino médio de uma escola da rede pública de ensino do município de Curitiba, Paraná. A amostra foi constituída por 405 adolescentes (211 moças e 194 rapazes) com idades entre 14 e 19 anos. As informações quanto à percepção da prática habitual de atividade física foram obtidas por intermédio do Questionário Internacional de Atividade Física (International Physical Activity Questionnaire - IPAQ). Os resultados revelaram que os rapazes foram consistentemente mais ativos que as moças e os níveis de prática habitual de atividade física tenderam a reduzir- se com a idade. A prevalência do sedentarismo foi de 23,8% entre as moças e 8,8 % entre os rapazes, enquanto 32,4% e 47,9%, respectivamente, apresentaram nível de prática habitual de atividade física elevado. As chances dos adolescentes aqui analisados apresentarem comportamentos sedentários variou de acordo com seu estilo de vida e sexualidade. Já com relação a percepção das aulas e professores de Educação Física a maioria dos adolescentes demonstrou bons níveis de interesse, resultando em satisfação com as aulas e professores. Como conclusão, a elevada incidência de sedentarismo observada na amostra analisada sugere ações intervencionistas que venham incentivar a prática adequada de atividade física na população jovempt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComportamento sedentáriopt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.titleNível de atividade física e percepção sobre as aulas de educação física em adolescentes do ensino médio da cidade de Curitibapt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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