Nível de atividade física e percepção sobre as aulas de educação física em adolescentes do ensino médio da cidade de Curitiba
Resumo
Resumo: Benefícios da prática de atividade física e riscos do sedentarismo associados à saúde e ao bem-estar são amplamente documentados na literatura. No entanto, maior número de estudos procura envolver sujeitos adultos. Pouco é conhecido com relação aos hábitos de prática da atividade física de adolescentes. O objetivo do estudo foi identificar o nível da prática habitual de atividade física e a percepção sobre as aulas de educação física de uma amostra representativa de adolescentes matriculados no ensino médio de uma escola da rede pública de ensino do município de Curitiba, Paraná. A amostra foi constituída por 405 adolescentes (211 moças e 194 rapazes) com idades entre 14 e 19 anos. As informações quanto à percepção da prática habitual de atividade física foram obtidas por intermédio do Questionário Internacional de Atividade Física (International Physical Activity Questionnaire - IPAQ). Os resultados revelaram que os rapazes foram consistentemente mais ativos que as moças e os níveis de prática habitual de atividade física tenderam a reduzir- se com a idade. A prevalência do sedentarismo foi de 23,8% entre as moças e 8,8 % entre os rapazes, enquanto 32,4% e 47,9%, respectivamente, apresentaram nível de prática habitual de atividade física elevado. As chances dos adolescentes aqui analisados apresentarem comportamentos sedentários variou de acordo com seu estilo de vida e sexualidade. Já com relação a percepção das aulas e professores de Educação Física a maioria dos adolescentes demonstrou bons níveis de interesse, resultando em satisfação com as aulas e professores. Como conclusão, a elevada incidência de sedentarismo observada na amostra analisada sugere ações intervencionistas que venham incentivar a prática adequada de atividade física na população jovem
Collections
- Fisiologia do exercício [227]