Mobilidade e acessibilidade na metrópole de Curitiba : uma análise sintática global, de eixos e centralidades
Resumo
Resumo: O crescimento populacional e o aumento da complexidade nas interações humanas nas grandes cidades demandam soluções de planejamento metropolitano integrado, com destaque para questões de mobilidade e acessibilidade. Esse contexto reforça a busca por um urbanismo mais sustentável, em que os municípios que compartilham problemas, necessidades e potencialidades comuns disponham de diagnósticos confiáveis e atualizados. Nesta segunda década do século XXI, isso é possível com uso de imagens aéreas e mapeamento das malhas viárias conforme a Teoria da Sintaxe Espacial - TSE. A Teoria é reconhecida e aplicada globalmente, nesse estudo foram feitas suas três principais análises, que incluem estudos de integração global, análise de eixos e centralidades. O recorte escolhido é o Arranjo Populacional – AP de Curitiba, que inclui a capital e outros 17 municípios do entorno, sendo considerada como a metrópole em estudo. O objetivo geral da dissertação é avaliar qualitativamente e quantitativamente as condições de mobilidade e acessibilidade do sistema viário da metrópole de Curitiba, visando contribuir para discussões sobre planejamento integrado metropolitano com uso de uma metodologia de análise própria. Ainda, foram adicionadas leituras dos contextos ambientais e sociais para complementar o entendimento das suas causas e efeitos na configuração espacial da metrópole. O enquadramento metodológico é a pesquisa aplicada, de objetivo exploratório, com abordagem quali-quantitativa. Os procedimentos metodológicos incluem a revisão bibliográfica, a coleta e o geoprocessamento dos dados; o estabelecimento de critérios de análise para as leituras e classificação dos resultados da TSE tanto gráficos como tabulares; e o uso de dados livres na construção de diagnósticos. Os resultados revelam que há uma dicotomia no sistema viário metropolitano de Curitiba. Por um lado, pequenas áreas altamente integradas e com melhores condições sociais, por outro, grandes áreas altamente segregadas e com piores condições sociais (na maioria das vezes próximas de áreas de proteção ambiental). Nas leituras dos eixos do sistema, foram identificadas divergências em relação ao Contorno Leste, por sua forma e localização distante das áreas mais integradas não atuarem de fato como um contorno; e a da Linha Verde, por não ter uma definição funcional consistente como ligação entre centro-periferia ou contorno radial do sistema. Quanto às características das centralidades foi identificada a mais integrada do sistema, o bairro Sítio Cercado em Curitiba. A partir de todos os resultados apresentados são feitas sínteses e a discussão sobre planejamento integrado, cujo conteúdo pode contribuir para aplicações práticas, como indicado em duas situações, que têm o intuito de subsidiar o entendimento da situação problematizadora, especialmente para planos diretores e setoriais municipais Abstract: Population growth and the increased complexity of human interactions in large cities demand integrated metropolitan planning solutions, with an emphasis on issues of mobility and accessibility. This context reinforces the search for a more sustainable urbanism, in which municipalities that share common problems, needs and potential have to keep reliable and up-to-date diagnoses. In this second decade of the 21st century, this is possible with the use of aerial images and mapping of road networks according to the Space Syntax Theory - SST. The Theory is recognized and applied globally and in this actual research there were applied the three main analyses, which include studies of global integration, axes and centralities. The study area chosen is the Population Arrangement – PA of Curitiba, which includes the capital and 17 other surrounding municipalities, being considered as the metropolis under research. The general objective of the dissertation is to evaluate qualitatively and quantitatively the conditions of mobility and accessibility of the road system in the metropolis of Curitiba, aiming to contribute to discussions on integrated metropolitan planning using an owned analysis methodology. Still, readings of the environmental and social contexts were added to complement the understanding of their causes and effects in the spatial configuration of the metropolis. The methodological framework is applied research, with an exploratory objective, with a quali-quantitative approach. Methodological procedures include bibliographic review, data collection and geo-processing; the establishment of analysis criteria for the readings and classification of TSE results, both graphical and tabular; and the use of free data in the construction of diagnoses. The results reveal that there is a dichotomy in the metropolitan road system of Curitiba. On the one hand, small highly integrated areas with better social conditions, on the other, large highly segregated areas with worse social conditions (most often close to environmental protection areas). In the readings of the system's axes, divergences were identified in relation to the East Contour, due to its shape and location far from the more integrated areas, not actually acting as a contour; and that of Linha Verde, because it does not have a consistent functional definition as a connection between centre - periphery or radial contour of the system. As for the characteristics of the centralities, the most integrated of the system was identified, the Sítio Cercado neighbourhood in Curitiba. Based on all the results presented, syntheses and a discussion on integrated planning are made, whose content can contribute to practical applications, as indicated in two situations, which are intended to support the understanding of the problematic situation, especially for master and sectoral urban plans
Collections
- Dissertações [76]