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dc.contributor.advisorMontenegro, Lívia Cozer, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Graduação em Enfermagempt_BR
dc.creatorQuichabeira, Nicole Alvespt_BR
dc.date.accessioned2025-02-06T13:01:53Z
dc.date.available2025-02-06T13:01:53Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94650
dc.descriptionOrientador: Profª. Drª. Lívia Cozer Montenegropt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Graduação em Enfermagempt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) caracterizam-se como serviços especializados no atendimento de transtornos mentais e problemas relacionados ao uso abusivo de álcool e substâncias psicoativas. Esses centros oferecem modelos de cuidado mais humanizados e participativos, exigindo dos usuários um vínculo maior e atenção integral. Assim, torna-se fundamental compreender as manifestações realizadas pelos usuários desses serviços, especialmente na Central 156, canal de comunicação disponibilizado pelo município. Este estudo descritivo e exploratório, com abordagem quantitativa, buscou analisar as características das manifestações realizadas pelos usuários dos 13 Centros de Atenção Psicossocial de Curitiba, registradas na Central 156 entre fevereiro e julho de 2024. A análise dos dados foi realizada utilizando o Software SPSS, versão 7.0, permitindo uma compreensão detalhada das demandas dos usuários. Os resultados totalizaram 301manifestações e revelaram que 63,12% destas correspondem a reclamações, sendo 48,17% delas relacionadas ao atendimento profissional, com maior frequência (21,59%) na regional Boa Vista. Observou-se ainda que 95,35% das manifestações foram realizadas por meio de ligações telefônicas, demonstrando a importância desse canal de comunicação. Este estudo evidencia o papel essencial da percepção dos usuários para o aprimoramento dos serviços oferecidos nos CAPS. Além disso, reforça a necessidade de fortalecer o controle social, visando garantir um serviço público de saúde mental de qualidade e que atenda efetivamente às necessidades da população. Este projeto foi submetido à apreciação da Plenária Departamental e Comitê Setorial de Pesquisa do Setor de Ciências da Saúde. O estudo envolve dados de domínio público e acesso irrestrito, disponíveis em uma plataforma online.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectServiços de atendimento por telefonept_BR
dc.subjectSatisfação do pacientept_BR
dc.titlePercepções dos usuários sobre os Centros de Atenção Psicossocial em Curitiba : um estudo com base nas demandas da Central 156pt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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