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    Construção de um guia de orientação para enfermeiros e acadêmicos para desenvolvimento da "Consulta do enfermeiro para gestantes no terceiro trimestre"

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    R_G_GABRIELA_ORTELAN_SOARES_AMARAL.pdf (3.193Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Amaral, Gabriela Ortelan Soares
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : Objetivo: Desenvolver um guia de orientação para os colaboradores do projeto de extensão "Consulta do Enfermeiro para Gestantes no Terceiro Trimestre". Métodos: Trata-se de um estudo metodológico, fundamentado no modelo ADDIE (Análise,Design, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação), seguindo as diretrizes da Instructional System Design (ISD). A fase de análise consistiu em uma revisão de escopo realizada em outubro de 2024, com base nas etapas do Joanna Briggs Institute (JBI). A questão norteadora foi "O que tem sido publicado sobre consulta de enfermagem no pré-natal para elaboração do plano de parto no Brasil?", e a busca por estudos foi realizada nas bases de dados BVS e CAPES. Foram utilizados critérios de inclusão e exclusão, selecionando artigos em inglês, espanhol e português, publicados nos últimos cinco anos, e relacionados ao plano de parto. A fase de design envolveu a seleção dos conteúdos do guia com base na revisão de escopo e em documentos como a OMS, o Ministério da Saúde e a Lei Brasileira do Exercício Profissional do Enfermeiro. Na fase de desenvolvimento, os conteúdos foram descritos de forma clara e acessível, utilizando o aplicativo Canva para integrar textos e imagens educativas. Resultados: Da revisão de escopo, foram analisados nove artigos, e desta emergiram três categorias: Ações educativas sobre o PP na Atenção Primária à Saúde, Conhecimento de profissionais e gestantes sobre o PP, e o PP como ferramenta de cuidado. A maioria dos estudos indicou que o PP é uma ferramenta essencial para promover a comunicação e empoderamento das gestantes, mas ainda há dificuldades, como a resistência institucional e a falta de capacitação de profissionais. A revisão também destacou a importância de estratégias educativas, como oficinas e atividades coletivas, para melhorar o conhecimento sobre o PP entre gestantes e profissionais de saúde. O guia foi composto pelos temas: Consulta Pré-Natal, O pré-natal como fonte de conhecimento à respeito do plano de parto, Transformações no Cuidado ao Parto, Plano de parto realista, O que é o plano de parto?, Temas que o PP deve abordar; Repercussões do uso do PP. Conclusão: Percebe-se que o Plano de Parto é uma ferramenta essencial para promover o cuidado, aumentar a autonomia das gestantes e melhorar a comunicação entre gestantes e profissionais de saúde e ser um meio para experiência de parto positiva. O desenvolvimento do guia de orientação para os colaboradores do projeto de extensão visa uniformizar as práticas de cuidado, otimizar as consultas e fortalecer o acolhimento das gestantes.
     
    Abstract : Objective: To develop a guidance manual for the staff involved in the extension project "Nurse Consultations for Pregnant Women in the Third Trimester". Methods: This is a methodological study based on the ADDIE model (Analysis, Design, Development, Implementation, and Evaluation), following the guidelines of Instructional System Design (ISD). The analysis phase comprised a scoping review conducted in October 2024, grounded on the Joanna Briggs Institute (JBI) framework. The guiding question was, "What has been published on prenatal nursing consultations for birth plan development in Brazil?", the literature search was conducted in the BVS and CAPES databases. Inclusion and exclusion criteria were applied, selecting articles in English, Spanish, and Portuguese, published within the last five years, and related to birth plans. The design phase involved selecting guide content based on the scoping review and documents from the WHO, the Brazilian Ministry of Health, and the Brazilian Nursing Practice Law. In the development phase, the content was clearly and accessibly described, with the Canva platform used to integrate educational texts and images. Results: The scoping review included nine articles, from which three categories emerged: Educational Actions on Birth Plans in Primary Health Care, Knowledge of Healthcare Professionals and Pregnant Women Regarding Birth Plans, and Birth Plans as a Care Tool. Most studies indicated that birth plans are essential tools for promoting communication and empowering pregnant women, though challenges persist, such as institutional resistance and insufficient professional training. The review also underscored the importance of educational strategies, such as workshops and collective activities, to enhance knowledge of birth plans among pregnant women and healthcare professionals. The guide comprises the following topics: Prenatal Consultations; Prenatal Care as a Source of Knowledge About Birth Plans; Transformations in Birth Care; Realistic Birth Plans; What Is a Birth Plan?; Key Topics Addressed by Birth Plans; and Repercussions of Birth Plan Use. Conclusion: The birth plan is recognized as an essential tool for promoting care, enhancing pregnant women's autonomy, improving communication between pregnant women and healthcare professionals, and fostering a positive birth experience. The development of this guidance manual aims to standardize care practices, optimize consultations, and strengthen support for pregnant women.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/94647
    Collections
    • Enfermagem [78]

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