Mostrar registro simples

dc.contributorSilva, Jessica Thais Teixeira dapt_BR
dc.contributor.advisorLoos-Sant'Ana, Helga, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorAlves, Alloma Carolinept_BR
dc.date.accessioned2025-03-15T17:38:38Z
dc.date.available2025-03-15T17:38:38Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94575
dc.descriptionOrientador: Profª Drª Helga LoosSant’Anapt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Perante a premissa de que conflitos fazem parte das relações interpessoais, logo, também fazem parte no contexto escolar, consideramos relevante neste estudo pesquisar acerca dos métodos de resolução (ou mediação) de conflitos que vêm sendo aplicados e estudados nos últimos dez anos em ambientes educacionais. Aprofundamos, na sequência, as pesquisas sobre o método CNV - Comunicação Não Violenta, desenvolvido pelo psicólogo Marshall Bertram Rosenberg (1934-2015). A partir das pesquisas realizadas, desenvolvemos um estudo de intervenção de caráter piloto em uma turma de Educação Infantil, com crianças de 4 a 6 anos de idade, em uma escola municipal de Curitiba (PR). A proposta de intervenção foi realizada buscando atender as etapas do processo cooperativo descritas por Rosenberg, sendo elas 1) Observação sem avaliação; 2) Identificação e expressão de sentimentos; 3) Reconhecimento das necessidades; 4) Formulação de um pedido claro e específico. Os resultados da intervenção nos fazem refletir sobre o desafio que se tem atualmente ao propor uma maneira diferente de resolução de conflitos nos ambientes escolares, visto que os educandos estão inseridos em ambientes cercados por adultos que, na maioria dos casos, não sabem realizar uma comunicação não violenta. Diante disso consideramos que os mediadores de conflitos (entre eles, os educadores, em geral), precisam ser expostos a estudos sobre Comunicação Não-Violenta, para que assim revejam os métodos - na maioria das vezes métodos violentos, tanto com ações, quanto com palavras - que têm utilizado com os educandos dentro e fora do contexto escolarpt_BR
dc.description.abstractAbstract : Given the premise that conflicts are part of interpersonal relationships, therefore, they are also part of the school context, we consider it relevant in this study to understand conflict resolution methods (mediation and conflicts administration) that have been applied and studied over the last ten years. We delved into researching the No-violent Communication (NVC) method developed by psychologist Marshall Bertram Rosenberg (1934-2015). Based on the conducted research, we carried out a pilot intervention study in a class of children aged 4 to 6 years old at a school in the city of Curitiba (PR). The intervention proposal was carried out aiming to meet the stages of the cooperative process described by Rosenberg, which are: 1) Observation without evaluation; 2) Identification and expression of feelings; 3) Recognition of needs; 4) Formulation of a clear and specific request. The results of the intervention prompt us to reflect on the challenge faced today in proposing a different way of resolving conflicts in school environments, considering that students are surrounded by adults who, in most cases, do not know how to engage in nonviolent communication. Consequently, it was considered that conflict mediators (as well educators, in general) need to be exposed to studies on Nonviolent Communication so that they can reassess the methods - most often violent methods, both with actions and words - they have been using with students inside and outside the classroompt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectConflitospt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleResolução de conflitos no âmbito escolar : um estudo-piloto com crianças fundamentado na 'comunicação não violenta' (CNV)pt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples