dc.contributor.advisor | Franklin, Karen, 1968- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofia | pt_BR |
dc.creator | Silva, Jamily Alves da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-28T17:47:25Z | |
dc.date.available | 2025-01-28T17:47:25Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/94552 | |
dc.description | Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Karen Franklin | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 25/10/2024 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description | Área de concentração: Filosofia | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A pesquisa apresenta uma proposta didática sobre o processo do conhecimento baseado na imagem da Linha Dividida, expressa no diálogo A República, de Platão, para ser trabalhada nas aulas de Filosofia do Ensino Médio. O intuito é fazer com que os alunos tenham a experiência dos graus do conhecimento ascendente através da prática dialógica para que compreendam que o conhecimento é um processo, por isso, é o oposto dos julgamentos precipitados e que não se trata de uma revelação. O que pressupõe a divisão da dissertação em três partes principais. A primeira parte reflete sobre o problema do conhecimento nas três imagens da República: Sol, Linha Dividida e Alegoria da Caverna, onde a diferença entre doxa (opinião) e episteme (conhecimento), é evidente. A segunda parte consiste na prática dialética, é composta pela elaboração do texto "Opinião e conhecimento", uma tradução da tradução do texto de Platão em linguagem acessível aos alunos do Ensino Médio e pela metodologia de trabalho, onde se descreve o planejamento e a execução da sequência didática. A terceira parte apresenta-se a avaliação do percurso através das atividades desenvolvidas: diagnóstica, desenho da Linha Dividida e produção textual sobre a importância do pensar matemático | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The research presents a didactic proposal on the process of knowledge based on the image of the Divided Line, expressed in Plato's dialogue The Republic, to be used in high school philosophy classes. The aim is to give students the experience of the degrees of ascending knowledge through dialogic practice so that they understand that knowledge is a process, and therefore the opposite of hasty judgments, and that it is not a revelation. This presupposes the division of the dissertation into three main parts. The first part reflects on the problem of knowledge in the three images of the Republic: Sun, Divided Line and Allegory of the Cave, where the difference between doxa (opinion) and episteme (knowledge) is evident. The second part consists of dialectical practice, consisting of the elaboration of the text "Opinion and Knowledge", a translation of the translation of Plato's text in language accessible to high school students, and the work methodology, which describes the planning and execution of the didactic sequence. The third part presents the evaluation of the path through the activities developed: diagnostics, drawing of the Divided Line and textual production on the importance of mathematical thinking | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Platão - Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.title | O processo do conhecimento e o método dialético em Platão : uma experiência com a imagem da linha dividida | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |