• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016039P7 ; 40001016170P6 Programa de Pós-Graduação em Filosofia
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016039P7 ; 40001016170P6 Programa de Pós-Graduação em Filosofia
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O processo do conhecimento e o método dialético em Platão : uma experiência com a imagem da linha dividida

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - JAMILY ALVES DA SILVA.pdf (4.465Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Silva, Jamily Alves da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A pesquisa apresenta uma proposta didática sobre o processo do conhecimento baseado na imagem da Linha Dividida, expressa no diálogo A República, de Platão, para ser trabalhada nas aulas de Filosofia do Ensino Médio. O intuito é fazer com que os alunos tenham a experiência dos graus do conhecimento ascendente através da prática dialógica para que compreendam que o conhecimento é um processo, por isso, é o oposto dos julgamentos precipitados e que não se trata de uma revelação. O que pressupõe a divisão da dissertação em três partes principais. A primeira parte reflete sobre o problema do conhecimento nas três imagens da República: Sol, Linha Dividida e Alegoria da Caverna, onde a diferença entre doxa (opinião) e episteme (conhecimento), é evidente. A segunda parte consiste na prática dialética, é composta pela elaboração do texto "Opinião e conhecimento", uma tradução da tradução do texto de Platão em linguagem acessível aos alunos do Ensino Médio e pela metodologia de trabalho, onde se descreve o planejamento e a execução da sequência didática. A terceira parte apresenta-se a avaliação do percurso através das atividades desenvolvidas: diagnóstica, desenho da Linha Dividida e produção textual sobre a importância do pensar matemático
     
    Abstract: The research presents a didactic proposal on the process of knowledge based on the image of the Divided Line, expressed in Plato's dialogue The Republic, to be used in high school philosophy classes. The aim is to give students the experience of the degrees of ascending knowledge through dialogic practice so that they understand that knowledge is a process, and therefore the opposite of hasty judgments, and that it is not a revelation. This presupposes the division of the dissertation into three main parts. The first part reflects on the problem of knowledge in the three images of the Republic: Sun, Divided Line and Allegory of the Cave, where the difference between doxa (opinion) and episteme (knowledge) is evident. The second part consists of dialectical practice, consisting of the elaboration of the text "Opinion and Knowledge", a translation of the translation of Plato's text in language accessible to high school students, and the work methodology, which describes the planning and execution of the didactic sequence. The third part presents the evaluation of the path through the activities developed: diagnostics, drawing of the Divided Line and textual production on the importance of mathematical thinking
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/94552
    Collections
    • Dissertações [189]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV