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dc.contributor.authorDalmolin, Adriano Duarte
dc.contributor.authorMocelin, Laura
dc.contributor.authorSilva, Marina
dc.date.accessioned2025-01-28T13:31:49Z
dc.date.available2025-01-28T13:31:49Z
dc.date.issued2024-12-16
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94534
dc.descriptionEste é um guia e um plano de aula para explorar as ferramentas do Google MyMaps em sala de aula, juntamente com uma proposta de aula de campo.pt_BR
dc.description.abstractO material "Google MyMaps como recurso para aula de Geografia + aula de campo" foi desenvolvido na disciplina "Geotecnologias no Ensino da Geografia", do curso de Geografia, da Universidade Federal do Paraná. Tem como finalidade ser um dos requisitos para a conclusão da disciplina. O resultado final será publicado como um Recurso Educacional Aberto (REA), que faz parte do Programa Paranaense de Práticas e Recursos Educacionais Abertos (REA Paraná), uma ação conjunta entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) "para incentivar a produção, disponibilização, acesso e reuso de recursos e práticas educacionais abertas desenvolvidos pela comunidade acadêmica" (SiBi, 2024). Este material tem como objetivo trabalhar conceitos, vivências, autonomia individual e promover a aproximação dos alunos ao uso das geotecnologias como uma linguagem. A proposta é incentivar a compreensão das possibilidades dessas ferramentas, estimular a análise visual e proporcionar uma reflexão mais crítica por parte dos discentes. Para atingir esse objetivo, o trabalho inclui uma sequência didática composta por aula teórica, aula de campo e um tutorial sobre como utilizar o Google My Maps. Adicionalmente, o material envolve a interpretação de imagens, uma importante ferramenta de percepção. Esse processo desenvolve diferentes visões (vertical e horizontal), essenciais para a identificação de elementos representativos do espaço geográfico, seja em formatos impressos ou digitais. Sob a orientação do(a) docente, espera-se que os alunos percebam e descrevam as transformações no espaço, além de poderem explorar elementos como infraestruturas dispostas no bairro de contexto, aspectos culturais (por exemplo, centros religiosos), mudanças no uso do solo, elementos ambientais, entre outros.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherTrabalho Final da Disciplina de Geotecnologias no ensino de Geografiapt_BR
dc.relation.ispartofseries1;
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectGeotecnologiaspt_BR
dc.subjectAula de Campopt_BR
dc.titleGUIA E PLANO DE AULA - GOOGLE MYMAPSpt_BR
dc.title.alternativeCOMO RECURSO PARA AULA DE GEOGRAFIA +AULA DE CAMPOpt_BR
dc.typeLearning Objectpt_BR


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