Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorToaldo, Ana Maria Machado, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.creatorMendonça Júnior, Demétrio dept_BR
dc.date.accessioned2025-01-23T15:06:18Z
dc.date.available2025-01-23T15:06:18Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94476
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Ana Maria Machado Toaldopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 01/03/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estratégia e Organizaçõespt_BR
dc.description.abstractResumo: O conceito de cadeia de valor de Porter é difundido dentro da literatura de valor, onde o desenvolvimento das atividades dentro de uma organização sustenta o entendimento da criação de valor. No entanto, apesar de consensualmente aceito, a visão de Porter se tornou limitada, uma vez que não consegue explicar o ambiente competitivo atual, já que considera somente o nível da empresa e suas atividades organizacionais como necessárias para a criação de valor e desconsidera algumas tendências, como a digitalização e desmaterialização. É onde surge o conceito de rede de valor, que demonstra ser mais adequado para projetar e analisar negócios e suas tendências, por reconhecer a coordenação entre os parceiros ao invés do estrito domínio da empresa. Mas quem são os atores que compõem essa rede? Qual o papel desses atores? Qual tipo de recurso cada ator oferece? Em busca de respostas, este estudo teve como objetivo avaliar como se dá o processo de criação de rede de valor de um ecossistema empreendedor digital (EED). Assim, com uma imersão no cenário do EED, com foco na análise do processo de criação de valor do ecossistema e guiada pelas lentes da Visão Baseada em Recursos, Sistemas de Marketing e Teoria de Redes, a pesquisa buscou reconhecer as complexas interações entre os atores do EED, destacando a relevância da perspectiva (eco)sistêmica. Dessa forma, por meio de um estudo qualitativo, desenvolveu-se entrevistas semiestruturadas com empreendedores digitais e instituições que compõem o ecossistema, sendo estas as unidades de análise. Além disso, dados secundários complementam a pesquisa, de forma a caracterizar e compreender o cenário atual do empreendedorismo digital no contexto explorado (EED do estado do Paraná). Com isso, buscou-se reconhecer qual o papel dos atores no EED, determinando o seu grau de importância dentro do ecossistema. Além disso, foi possível reconhecer quais os recursos cada ator fornece para a criação de valor. Os resultados apresentam uma análise do Empreendedorismo Digital no Brasil e no Paraná, identificando atores, analisando interações, e revelando mecanismos de captura de valor. Os resultados indicam que o EED é formado por uma rede de atores, incluindo empreendedores, instituições, investidores e entidades governamentais. A diversidade de atores, essencial para a sustentabilidade do ecossistema, destaca a complexidade das interações e revela que a interconexão entre os atores emerge como elemento essencial para a dinâmica de criação de valor, evidenciando a importância das conexões e colaborações. Além disso, a troca de recursos, fundamental para a criação de valor, indicou a necessidade de colaboração, revelando oportunidades para uma melhor contribuição dos atores do EED. No entanto, a diferença de percepção entre empreendedores e instituições revela uma visão unilateral sobre a entrega de valor, destacando nuances na compreensão do fenômeno. Em suma, esta pesquisa avançou a compreensão da criação de valor em EEDs, oferecendo contribuições teóricas e gerenciais. A complementaridade entre teorias enriquece a compreensão da criação de valor, proporcionando uma perspectiva sobre a cooperação e competição no ecossistema. Do ponto de vista gerencial, a tese oferece uma estrutura conceitual para a prática da criação de valor em EEDs, capacitando os atores a contribuírem efetivamente com o ecossistema. As sugestões para pesquisas futuras proporcionam insights adicionais para orientar práticas eficazes no dinâmico cenário do empreendedorismo digitalpt_BR
dc.description.abstractAbstract: Porter's value chain concept is widespread within the value literature, where the development of activities within an organization supports the understanding of value creation. However, despite being consensually accepted, Porter's vision has become limited, as it cannot explain the current competitive environment, as it only considers the company level and its organizational activities as necessary for value creation and disregards some trends, such as digitalization and dematerialization. This is where the concept of value network emerges, which proves to be more suitable for designing and analyzing businesses and their trends, as it recognizes coordination between partners rather than the strict domain of the company. But who are the actors that make up this network? What is the role of these actors? What type of resource does each actor offer? In search of answers, this study aimed to evaluate how the process of creating a value network in a digital entrepreneurial ecosystem (EED) works. Thus, with an immersion in the EED scenario, focusing on the analysis of the ecosystem's value creation process and guided by the lenses of the Resource-Based Vision, Marketing Systems and Network Theory, the research sought to recognize the complex interactions between the actors of the EED, highlighting the relevance of the (eco)systemic perspective. Thus, through a qualitative study, semi-structured interviews were developed with digital entrepreneurs and institutions that make up the ecosystem, these being the units of analysis. Furthermore, secondary data complements the research, in order to characterize and understand the current scenario of digital entrepreneurship in the explored context (EED in the state of Paraná). With this, we sought to recognize the role of the actors in EED, determining their degree of importance within the ecosystem. Furthermore, it was possible to recognize which resources each actor provides to create value. The results present an analysis of Digital Entrepreneurship in Brazil and Paraná, identifying actors, analyzing interactions, and revealing value capture mechanisms. The results indicate that the EED is formed by a network of actors, including entrepreneurs, institutions, investors and government entities. The diversity of actors, essential for the sustainability of the ecosystem, highlights the complexity of interactions and reveals that the interconnection between actors emerges as an essential element for the dynamics of value creation, highlighting the importance of connections and collaborations. Furthermore, the exchange of resources, fundamental for the creation of value, indicated the need for collaboration, revealing opportunities for a better contribution from EED actors. However, the difference in perception between entrepreneurs and institutions reveals a unilateral view of value delivery, highlighting nuances in understanding the phenomenon. In short, this research advanced the understanding of value creation in EEDs, offering theoretical and managerial contributions. The complementarity between theories enriches the understanding of value creation, providing a perspective on cooperation and competition in the ecosystem. From a managerial point of view, the thesis offers a conceptual framework for the practice of value creation in EEDs, enabling actors to effectively contribute to the ecosystem. Suggestions for future research provide additional insights to guide effective practices in the dynamic landscape of digital entrepreneurshippt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titleO processo de criação de valor em ecossistemas empreendedores digitaispt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples