Avaliação dos programas de logística reversa e reciclagem de embalagens de cosméticos na região metropolitana de Curitiba/PR
Resumo
Resumo: A logística reversa e a reciclagem são dois processos que contribuem para o reaproveitamento, destino correto de resíduos e gestão da sustentabilidade. Neste quesito, observa-se que as empresas de cosméticos estão focando a sua gestão em processos sustentáveis e utilizando destes processos. Pretende-se então analisar como está o engajamento destes processos entre as empresas e seus consumidores. Para embasamento foram utilizadas as ações das empresas do Grupo O Boticário e Grupo Natura & Co., relacionadas em seus relatórios de sustentabilidade e para analisar o mercado e engajamento dos consumidores de cosméticos foi utilizado a aplicação de um questionário para o público em geral residente em Curitiba e Região Metropolitana. Com as análises concluídas observou que estas empresas estão a cada ano aprimorando seus processos e que os consumidores têm a consciência sobre a importância da reciclagem, logística reversa e consumo sustentável. Visualizou-se também a necessidade de melhorar a divulgação as ações destas empresas junto aos seus consumidores para melhorar o engajamento entre empresas e consumidores, contribuindo como um todo para a gestão ambiental e diminuição de resíduos Abstract: Reverse logistics and recycling are two processes that contribute to reuse, proper waste disposal and sustainability management. In this regard, it is observed that cosmetic companies are focusing their management on sustainable processes and using these processes. It is intended then to analyze how is the engagement of these processes between the companies and their consumers. To support this, we used the actions of the companies of Grupo O Boticário and Grupo Natura & Co., related in their sustainability reports, and to analyze the market and engagement of cosmetic consumers, a questionnaire was applied to the general public residing in Curitiba and Metropolitan Region. With the analysis completed, he noted that these companies are improving their processes every year and that consumers are aware of the importance of recycling, reverse logistics and sustainable consumption. There was also a need to improve the dissemination of the actions of these companies with their consumers to improve engagement between companies and consumers, contributing as a whole to environmental management and waste reduction
Collections
- MBA em gestão ambiental [364]